Delegado de Polícia desabafa em despacho oficial sobre falta de recursos na segurança pública
Em um despacho incomum, assinado no dia 19 de maio de 2025, o Delegado de Polícia de MG, fez duras críticas à precariedade enfrentada pela segurança pública no estado.
O documento, que tem valor oficial e está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-MG), lamenta os contingenciamentos orçamentários e a falta de verbas até mesmo para atividades básicas, como o abastecimento das viaturas policiais.
Segundo o delegado, a situação chegou a um ponto em que os próprios donos de postos de combustíveis se recusam a abastecer veículos da polícia, com receio de não receberem os pagamentos devidos. Para ele, essa recusa é compreensível, já que “a eficiência do governo não garante isso”.
Além disso, o delegado orienta que, caso haja desrespeito ou maus-tratos contra policiais por parte de frentistas, os envolvidos devem ser presos em flagrante por desacato, conforme prevê o artigo 331 do Código Penal.
A fala do delegado ainda ironiza o slogan do governo estadual — "Governo diferente, Estado eficiente" — dizendo que na prática, a segurança pública tem sido prioridade apenas nos discursos.
O despacho finaliza com um alerta claro: não é possível fazer segurança pública sem recursos.
Parabéns ao delegado
Equipe Blog da Renata Pimenta