segunda-feira, 19 de maio de 2025

Governo de MG condiciona reajustes salariais em 2026 à derrubada de vetos de Lula


Governo de MG condiciona reajustes salariais em 2026 à derrubada de vetos de Lula
Por Gabriel Rezende – O TEMPO – 19 de maio de 2025

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, afirmou nesta segunda-feira (19) que a concessão de um reajuste salarial geral para os servidores estaduais em 2026 dependerá da derrubada de dois vetos presidenciais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

Segundo ele, os vetos impõem um custo adicional de R$ 2,5 bilhões por ano ao Estado, o que inviabiliza qualquer aumento para este ano de 2025. “Se o Congresso derrubar esses dois vetos, haverá condições de conceder um reajuste geral no próximo ano. Para este ano, o caixa está totalmente estrangulado por esse excesso de obrigações criadas pelo governo federal”, disse Simões.

A declaração foi feita dois dias após o governador Romeu Zema sancionar um reajuste de 5,26% para os trabalhadores da educação, com retroatividade a janeiro.

Os vetos presidenciais, segundo Simões, dizem respeito:

  • à utilização do saldo do Fundo de Desenvolvimento Regional para o pagamento de dívidas;
  • e à possibilidade de parcelamento de débitos com garantias — medidas que impactam diretamente as finanças do estado.

O vice-governador já havia feito críticas semelhantes em março, quando afirmou que os vetos inviabilizaram o reajuste geral prometido para 2025.

A declaração foi dada durante a inauguração da nova Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Contagem, exclusiva para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A unidade tem capacidade para até 440 atendimentos diários. Com essa entrega, Minas Gerais passa a contar com 55 UAIs em funcionamento.



Governo de MG condiciona reajustes salariais em 2026 à derrubada de vetos de Lula

Governo de MG condiciona reajustes salariais em 2026 à derrubada de vetos de Lula Por Gabriel Rezende – O TEMPO – 19 de maio de 2025 O vi...