quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

 


Pela primeira vez desde que o Brasil inaugurou prisões federais pelo país, há 18 anos, o sistema carcerário registrou a fuga de detentos de uma prisão de segurança máxima. O caso aconteceu nesta quarta-feira (14), na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023 após serem transferidos do Acre.


O Ministério da Justiça e Segurança Pública - pasta responsável pela administração dos presídios federais - foi procurado para confirmar a fuga, mas ainda não se manifestou.


Ambos os detentos seriam integrantes do Comando Vermelho e estavam no presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que ocorreu em 2023. Na ocasião, cinco detentos foram mortos pelos colegas.


A primeira penitenciária do sistema federal foi inaugurada em junho de 2006. Atualmente, o Brasil possui cinco unidades de segurança máxima

Entenda a fuga


Os dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na durante a manhã. Segundo informações do jornal O Globo, ambos teriam aproveitado uma brecha na segurança durante o banho de sol para escapar por uma abertura no teto da cela.


PUBLICIDADE


Um dos presos, Deibson Cabral Nascimento, responde por crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. O outro fugitivo, Rogério da Silva Mendonça, responde processos pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e violência doméstica.


Equipes da Polícia Federal foram acionadas para auxiliar na busca pelos detentos foragidos. Ainda nesta quarta-feira, o secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi deslocado para o Rio Grande Norte para acompanhar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Suspeito de matar sargento Dias começa a ser avaliado pelo perito de autor da facada em Bolsonaro

  Suspeito de matar sargento Dias começa a ser avaliado pelo perito de autor da facada em Bolsonaro