segunda-feira, 25 de setembro de 2023

 


A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, foi condecorada na noite desta quinta-feira (21/9) com a Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM), no grau Grã-Cruz, a mais alta honraria oferecida pelo Superior Tribunal Militar.Na cerimônia, promovida na sede do STM, em Brasília, também receberam a honraria o ministro do STF Kassio Nunes Marques; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Em discurso, o presidente do STM, tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Camelo, destacou a trajetória de Rosa Weber em seus 47 anos de magistratura e elogiou sua atuação como ministra e presidente do STF.


"Senti, nos últimos dias, a importância deste momento para todos nós da Justiça Militar da União, a Justiça mais antiga do nosso Brasil, a homenagear, em nossa casa, uma mulher que galgou cada degrau de sua carreira com muita garra, com sabedoria e com humanidade", disse ele.


O presidente da corte militar enfatizou também o legado deixado pela ministra Rosa Weber na luta por justiça e pelo Direito. "O povo brasileiro é grato a vossa excelência pela grandeza dos seus atos e de suas defesas, em diversos momentos de sua carreira, pelo Estado democrático de Direito, sem temor e levantando sempre mais alto a bandeira do Brasil", disse o ministro.


A cerimônia contou com a participação de ministros do STM, juízes federais da Justiça Militar da União e representantes da alta administração do tribunal.


Criada em junho de 1957, a Ordem do Mérito Judiciário Militar é oferecida pelo STM a pessoas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio da concessão de insígnias nos seguintes graus: Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.


A Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão entrar em recesso informal em razão das festas juninas.

  A Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão entrar em recesso informal em razão das festas juninas. Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (...