terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

 


SARGENTO VETERANO DE LAFAIETE ATUA EM UMA DAS FRONTEIRAS MAIS SENSÍVEIS DO PAÍS

A mais de 4 mil quilômetros de Conselheiro Lafaiete, um policial militar mineiro desempenha funções estratégicas em uma das regiões mais delicadas do território brasileiro. O sargento veterano da Polícia Militar de Minas Gerais, Robson Fabiano de Ávila, atualmente atua na cidade de Pacaraima, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

Há oito meses em Roraima, o militar, pertencente ao 31º BPM, comanda uma equipe tática responsável por patrulhamentos urbanos e fiscalização da faixa de fronteira. O foco das operações é o combate ao tráfico de drogas, ao contrabando e a outros crimes transfronteiriços.

Selecionado por meio de processo conduzido pelo Ministério da Justiça, o sargento integra um grupo formado por militares veteranos de diversos estados. A escolha envolve testes físicos e intelectuais, além de curso de nivelamento que habilita os participantes para missões especiais em qualquer região do país.

Em campo, Robson atua como patrulheiro, comandante de equipe tática e rastreador em operações na selva. As ações ocorrem de forma integrada com o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e a Polícia Militar de Roraima, incluindo missões em áreas de mata densa e terras indígenas.

Segundo ele, a rotina exige atenção permanente em uma fronteira extensa e de difícil controle, com diversos pontos de acesso considerados sensíveis.

Além do enfrentamento ao crime, a missão também possui caráter humanitário. Pacaraima é uma das principais portas de entrada de venezuelanos no Brasil, por meio da Operação Acolhida. As forças de segurança atuam tanto no acolhimento inicial quanto no encaminhamento para triagem e assistência.

O militar também presta apoio a comunidades indígenas, como as localizadas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Antes de atuar na fronteira, Robson participou de missões em áreas Yanomami, voltadas ao combate ao garimpo ilegal e ao apoio logístico em ações de saúde, com deslocamentos por rios e trilhas na selva amazônica.

QUEM É ROBSON FABIANO DE ÁVILA

Sargento veterano da Polícia Militar de Minas Gerais, natural de Conselheiro Lafaiete, Robson Fabiano de Ávila atua atualmente em Pacaraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela. Com formação em Segurança Pública e Gestão da Qualidade, integra grupo de militares veteranos selecionados pelo Ministério da Justiça para missões especiais em diferentes regiões do país. Também participou de operações em terras Yanomami no combate ao garimpo ilegal.

  SARGENTO VETERANO DE LAFAIETE ATUA EM UMA DAS FRONTEIRAS MAIS SENSÍVEIS DO PAÍS A mais de 4 mil quilômetros de Conselheiro Lafaiete, um po...