sexta-feira, 4 de abril de 2025

NOTA DE REPÚDIO: A FENAGUARDAS

 


NOTA DE REPÚDIO: A FENAGUARDAS manifesta total repúdio às declarações do tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Jean Michel Costa do Amaral, proferidas durante audiência pública na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, que discutia a criação da Guarda Civil Municipal na cidade. 


Ao afirmar que, na realização do concurso para a futura Guarda Municipal de Teófilo Otoni, “podem passar 50 meninas” e que “pode ser que sua Guarda seja para entregar flores”, o oficial expressa um posicionamento preconceituoso e desrespeitoso com todas as mulheres policiais, desconsiderando a competência, preparo e dedicação que atuam na segurança pública em todas as suas esferas. A presença feminina nas corporações é crescente e absolutamente fundamental, contribuindo com sensibilidade, técnica, firmeza e responsabilidade nas ações de policiamento, mediação de conflitos e proximidade com a população. 


Além disso, o uso do termo "guardinha" para se referir aos profissionais das GMs é pejorativo e ofensivo, sendo repudiado por toda a categoria. Não se pode aceitar que um representante do Estado se refira desta forma a outro profissional da segurança pública. A FENAGUARDAS combate essa prática, independentemente de quem a realize. 


Por outro lado, recebemos com entusiasmo a notícia da criação da Guarda Civil Municipal de Teófilo Otoni. Este é um passo importante que representa o fortalecimento da segurança urbana e a evolução das GMs, que a cada dia conquistam a confiança da população com profissionalismo e resultados positivos. A superação do antigo entendimento de que as Guardas servem apenas à proteção do patrimônio público é uma realidade, sendo hoje reconhecidas por seu papel essencial no policiamento comunitário, modelo este que se torna referência nacional. 


Importante ressaltar que, em nenhum momento, as Guardas Municipais têm a intenção de substituir o importante papel desempenhado pelas Polícias Militares. Pelo contrário: “defendemos a atuação conjunta, respeitosa e integrada de todas as forças de segurança, visando sempre o bem-estar da população”. 



PMERJ institui pagamento de RAS para os policiais militares em caso de depoimento em horário de folga

 PMERJ institui pagamento de RAS para os policiais militares em caso de depoimento em horário de folga RAS - REGIME ADICIONAL DE SERVCO, equ...