sábado, 27 de abril de 2024

QUEM É O MÉDICO E BOMBEIRO MILITAR DE IPATINGA Dr. ROGÉRIO LEAL

 Saltar links

QUEM É O MÉDICO E BOMBEIRO MILITAR DE IPATINGA Dr. ROGÉRIO LEAL

Por Alê Silva

Foto de Alê Silvsa em SGT. Dr. Rogério Leal em Ipatinga em Cerimônia no Corpo de Bombeiros.
SGT. Dr. Rogério Leal e Alê Silva
“Quero trabalhar e muito para que a saúde de qualidade e eficiente seja de fato um direito universal, acessível a todos, sem qualquer distinção. O poder público, num modo geral, tem plenas condições de ofertar esses serviços no formato 100% SUS. Sei que Deus há de me conduzir neste processo, a fim de alcançar esse propósito: Que nenhuma pessoa tenha que aguardar em até anos por um procedimento médico ou hospitalar. Esse é o meu sonho, meu principal objetivo.” (Dr. Rogério Leal)

O médico sanitarista e Sargento dos Bombeiros Militares de Minas Gerais, Dr.  Rogério Leal, estudou da pré-escola ao ensino médio profissionalizante no Colégio Estadual Dom Pedro II, em Petrópolis. Filho de um casal de mineiros, seu pai, um homem honrado, que trabalhava como garçom e de uma mãe cuidadosa, que ajudava nas despesas do lar como costureira, ensinaram-lhe o caminho em que devia a andar, seguindo a Cristo.

Aos 19 anos, serviu ao Exército Brasileiro, formando-se como 2º Tenente R/2 de Infantaria, porém, por não ter espaço profissional nesta área, acabou se afastando. Em 1997 trabalhou na Olaria Pequeri–MG, aprendendo tudo sobre a fabricação de tijolos, com o ilustre Sr. Wilson Alves Pinto e em 1998, foi aprovado para o concurso de Bombeiro Militar em Juiz de Fora, iniciando a sua carreira que, entre incêndios, salvamentos e resgastes, identificou-se com a área de urgência e emergências, culminando com o seu interesse pela medicina.

Onze anos depois, após ter constituído família e ter alcançado a patente de Sargento, deu início ao seu curso de medicina. Sendo assim e na qualidade de bolsista do PROUNI, concluiu o curso e de imediato iniciou as suas atividades na área.

Adequando o seu tempo e conciliando as funções de Bombeiro Militar com as de medicina, especializou-se em gastroenterologia e medicina preventiva, mais conhecida como “sanitarista”.

“O que me fez optar pela área preventiva, mais conhecida como “sanitarista”, foi a minha admiração pelo médico Osvaldo Cruz, a vontade de elevar algo de real e positivo para a sociedade em geral, bem como, a atração pelos estudos em torno da saúde pública e por saber que a medicina preventiva é a melhor solução para conter as eventuais crises do setor. O médico sanitarista é aquele que cuida diretamente das pessoas, como as análises numéricas relacionadas ao saneamento básico, vacinas, combate a endemias, como o foi com a COVID e atualmente com a arbovirose, etc.” Enfatiza o Sgto e Doutor Rogério Leal.

Das suas atuações junto à saúde pública, destacam-se aquelas como médico nos serviços de emergências das UPAs, hospitais públicos e no Departamento de Internação Domiciliar de Juiz de Fora. Nesta última, teve a oportunidade de, em dois anos, visitar inúmeros lares da cidade, principalmente nas regiões que eram menos amparadas pelo poder público em geral.

Em 2021 foi convidado e assumiu a Direção do Hospital Municipal de Ipatinga – Eliane Martins – com 160 leitos comuns e 12 leitos de saúde mental. Sua experiência como gestor de saúde pública na cidade de Juiz de Fora, aliada a especialização em auditoria em saúde, MBA em Inovação e Tecnologia da Saúde na PUC-RS e conhecimento em administração pública, foram importantes na criação de um idealismo, a fim de se alcançar uma governança de projetos e humanização do trabalho em equipe, buscando a otimização e melhoria do atendimento para a população do Vale do Aço. Porém, apesar de todo o seu esforço, em 2023, por uma questão de divergências com a administração municipal, foi com muito pesar que acabou se desligando desta função.

“Durante a minha trajetória conheci as fragilidades e as virtudes dos serviços públicos de urgência e emergência por quais passei, fosse diretamente como médico ou como gestor, ou ainda, como Bombeiro Militar. Muitas vezes, até ultrapassando os limites das minhas obrigações institucionais, busquei apresentar soluções para os problemas que não eram poucos.” Afirma o nosso entrevistado, demonstrando orgulho de seu trabalho.

Atualmente Dr. Rogério Leal atua como médico nos hospitais da Unimed, Márcio Cunha, nas Clínicas ProMédico e Mais Você e na AAPI – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga. No Hospital Municipal Eliane Martins, tem sido chamado por vezes para cobrir plantões, quando não raras às vezes a administração atual não consegue compor a escala de profissionais na integralidade.

Indagado sobre o futuro, Dr. Rogério Leal, olhando para o horizonte, diz o seguinte:

“Tenho como plano de vida contribuir cada vez mais por uma sociedade mais justa, principalmente aqui em Ipatinga, essa cidade que acolheu a mim e a minha família com tanto apresso. Quero trabalhar e muito para que uma saúde de qualidade e eficiente seja de fato um direito universal, ao alcance de todos, sem distinção. O poder público, num modo geral, tem plenas condições de ofertar esses serviços no formato 100% SUS. Sei que Deus há de me conduzir neste processo, a fim de

A verdadeira casta de privilegiados que ocupa cargo público sem concurso e até mesmo sem competência e MAMA no dinheiro público...

 A verdadeira casta de privilegiados que ocupa cargo público sem concurso e até mesmo sem competência e MAMA no dinheiro público... https://...