quinta-feira, 12 de outubro de 2023

isenção da taxa cobrada para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o segmento da população com 70 anos ou mais

 Na última quinta-feira, um avanço significativo foi conquistado para os cidadãos seniores do Amazonas, quando os membros da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deram luz verde ao Projeto de Lei nº 13/2023. Essa nova legislação propõe uma medida alentadora: a isenção da taxa cobrada para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o segmento da população com 70 anos ou mais.

Com a aprovação parlamentar assegurada, o próximo passo é o encaminhamento do projeto para a apreciação e sanção do Governo do Amazonas. Se sancionada, a lei garantirá que os idosos, muitas vezes com orçamentos limitados, possam renovar suas CNHs sem o ônus financeiro habitual, uma despesa que atualmente ultrapassa os R$ 300.

O Delegado Péricles (PL), mente por trás da iniciativa, destacou que a motivação central do projeto é ampliar os benefícios a um grupo etário que, até o momento, não havia sido contemplado adequadamente pela legislação federal em vigor. Ele ressaltou que, sob as regras atuais, os condutores nessa faixa etária precisam passar pelo processo de renovação a cada três anos, implicando em um impacto financeiro recorrente e significativo. A implementação deste projeto, segundo ele, é um passo rumo a uma equidade social mais concreta, oferecendo algum alívio econômico aos idosos do estado do Amazonas.

Pesquisa da Itatiaia para senador por MG Çei...

 Pesquisa da Itatiaia para senador por MG  Çei...