terça-feira, 6 de junho de 2023

 Governo Digital

SERVIÇOS DIGITAIS

Polícia Militar de Minas Gerais implementa prova de vida digital e assinatura eletrônica com o GOV.BR

Recadastramento anual de veteranos e pensionistas da corporação e autenticação de documentos processuais pelo cidadão agora podem ser feitos pelo celular
Publicado em 29/03/2023 11h39Atualizado em 31/03/2023 15h18

Veteranos e pensionistas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) já podem realizar a prova de vida em formato digital utilizando o GOV.BR, através de biometria facial. A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos dos proventos referentes à aposentadoria e deve ser realizada uma vez por ano, no mês de aniversário do beneficiário. Já a assinatura eletrônica é um serviço voltado ao cidadão, para autenticação de documentos digitais no portal da PMMG. As novidades foram implementadas neste mês de março para garantir comodidade e segurança aos usuários. 

Cerca de 37 mil beneficiários da corporação devem utilizar a prova de vida no formato digital por meio do GOV.BR. A polícia mineira encaminhará mensalmente, no mês de aniversário dos veteranos e pensionistas, um lembrete para a realização do procedimento. Já a assinatura eletrônica é um serviço dentro da aba de contatos no portal da PM-MG. Ao clicar em “Fale Conosco”, o cidadão autentica sua identidade com o login GOV.BR e pode utilizar sua assinatura digital no serviço “Assinar documento” nos processos administrativos internos necessários. 

Para o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o GOV.BR permite a simplificação em um procedimento essencial aos beneficiários que precisam comprovar sua identidade. “A Prova de Vida Digital é fundamental para atender um público que precisa de comodidade, agilidade e segurança para continuar recebendo seus proventos. É a modernização do Estado para atender bem todos os seus cidadãos”, pondera. 

Hoje a plataforma GOV.BR possui 145 milhões de usuários cadastrados, ou seja, mais da metade da população brasileira com acessibilidade aos serviços públicos ofertados em formato digital. A Prova de Vida é um dos milhares de serviços totalmente digitalizados pelo governo brasileiro. Além da Prova de Vida Digital, é possível usar as carteiras digitais de Trabalho e de Trânsito, solicitar Abono Salarial e Seguro Desemprego, entre tantos outros serviços de impacto massivo para a população. 

“O serviço digital deixou para trás muita burocracia e custos desnecessários. Os militares veteranos e servidores civis aposentados poderão fazer a prova de vida nos seus locais de residência, inclusive os que residem em outro estado, sem a necessidade do deslocamento até os quartéis", afirma o comandante-geral da PMMG, Coronel Rodrigo Piassi do Nascimento. “Já a assinatura digital é um avanço em nossa oferta do serviço ao cidadão, que pode autenticar as documentações necessárias com comodidade e aumenta o nível de segurança em nossos processos internos”, complementa. 


https://www.gov.br/governodigital/pt-br/noticias/policia-militar-de-minas-gerais-implementa-prova-de-vida-digital-e-assinatura-eletronica-com-o-gov.br

  *PRAZO PRORROGADO* STF prorroga por mais 90 dias prazo para retomada de pagamento da dívida de Minas 📲Leia na íntegra: https://ww w.itati...