sábado, 11 de março de 2023

 


Desde 2018, quando o comandante do EB, general Villas Bôas, fez tábua rasa deste mesmo artigo 28 da Lei 6.880, dando a sua opinião (política) sobre o julgamento do habeas corpus de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à época preso, a regra geral de que “a palavra convence, mas o exemplo arrasta” provou estar correta.

Generais, coronéis, capitães (inclusive um certo “mau militar” candidato à presidência do Brasil), sargentos – alguns até que nem eram realmente militares – transgredindo o mesmo artigo 28, transformaram as redes sociais em prolongamentos incômodos dos quartéis. Muitos se elegeram usando a imagem das Forças Armadas como muleta. Nunca foi tão conveniente (e lucrativo) ser (ou ter sido) militar durante os últimos anos.

Eis que num ato de epifania castrense, a Administração militar decreta que, a partir de agora, os desbundes políticos vindos da caserna e manifestados em rede social serão punidos no rigor da lei, Lei que existe desde 1980, mas que, assim como no conveniente caminho sem volta da sonhadora Alice, não foi aplicada aos transgressores de língua solta até agora, porque o passado foi convenientemente apagado.

Deplora o comandante do EB sobre a liberdade de expressão manifestada pela imprensa em 2021, quando foram publicadas charges sobre o desfile dos blindados enfumaçados da Marinha naquele ano. “A gente fica puto quando vê um negócio desses, fica chateado, ninguém gosta”, disse na ocasião. O general tem todo direito de não gostar. Só não tem o direito de querer que acreditemos ingenuamente que a aplicação da legislação militar é igual para todos. Esse papo de “virar a página”, “começar do zero”, e apagar o passado (sem que se puna os transgressores que começam a desaparecer nas sombras) tem limite.

Texto de opinião, colaborador – JB Reis

Revista Sociedade Militar não necessariamente concorda ou discorda das opiniões expressas em artigos de colaboradores, a publicação visa enriquecer o debate e expor as diferentes visões em torno dos diversos temas tratados pela revista online

Coronéis que foram e são gente boa comigo. Sempre disse: "Não precisa gostar de mim, só me respeite".

Em comemoração aos 17 anos do Blog "Gostaria de expressar minha gratidão aos coronéis que, ao longo da minha jornada, foram e são exemp...