domingo, 12 de março de 2023

 

Mulheres são maioria nos quadros de militares temporários na FAB

Efetivo feminino nos quadros temporários totaliza mais de 5 mil militares incorporadas
Publicada em: 11/03/2023 11:41
Imprimir
Fonte: DIRAP, por Tenente Paraguassu
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

Nos últimos três anos, cerca de 52% dos militares incorporados na Força Aérea Brasileira (FAB) como temporários foram mulheres. Em 2020, se inscreveram cerca de 49 mil candidatas e apenas 19 mil candidatos nas mais diversas especialidades, como Administração, Desenho, Eletricidade, Enfermagem, Eletromecânica, Logística, Nutrição, Radiologia entre outras. Em 2021, este número foi mais equilibrado foram cerca de 34 mil inscrições masculinas e mais de 37 mil femininas.

Já em 2022, para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCon), que engloba profissionais de Ensino Superior, inscreveram-se aproximadamente 95 mil para cerca de 799 oportunidades oferecidas em todo o país nos segmentos de Direito, Administração, Comunicação Social, Pedagogia, entre outros. Nas sete turmas iniciadas, no segundo semestre do referido ano, o número de mulheres participantes dos estágios de adaptação e instrução foi mais que o dobro do masculino.

Em novembro de 2022, a FAB disponibilizou mais um Processo Seletivo Simplificado para candidatos com nível médio técnico para integrar o Quadro de Sargentos Convocados (QSCon). Foram cerca de 560 vagas para Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2023.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, afirma que: “Nosso foco é montar equipes multidisciplinares, com profissionais que possuem diversas habilidades e conhecimentos. Reconhecemos o valor e a força de trabalho das mulheres, e mais, como um ambiente diversificado gera incontáveis benefícios para a nossa instituição. Aqui, na Aeronáutica, estimulamos nossas equipes a trabalharem em conjunto, independente de gênero, os setores precisam se falar e estabelecer uma comunicação fluida, sem ruídos. Isso é o mais importante e reflete um dos valores da caserna, o espírito de corpo”, concluiu.

Entre militares temporárias e de carreira, a FAB conta com mais de 14 mil mulheres, sendo mais de 5 mil do quadro de temporários.

"A Força Aérea Brasileira aposta muito no seu efetivo como um todo. Desde 1982, ano em que a primeira turma de mulheres militares da Aeronáutica foi formada, elas têm se mostrado fundamentais nas nossas atividades. Acreditamos que ter homens e mulheres no mesmo ambiente torna as equipes mais criativas e produtivas”, destaca o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares

e reflete um dos valores da caserna, o espírito de corpo”, concluiu.

Entre militares temporárias e de carreira, a FAB conta com mais de 14 mil mulheres, sendo mais de 5 mil do quadro de temporários.

"A Força Aérea Brasileira aposta muito no seu efetivo como um todo. Desde 1982, ano em que a primeira turma de mulheres militares da Aeronáutica foi formada, elas têm se mostrado fundamentais nas nossas atividades. Acreditamos que ter homens e mulheres no mesmo ambiente torna as equipes mais criativas e produtivas”, destaca o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares.

As unidades de Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica (SEREP) são responsáveis pela formação desses novos militares, em um programa que visa integrar os profissionais civis à cultura da caserna e capacitá-los para as atividades militares.

Segundo o Diretor de Administração do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, os profissionais recrutados para o quadro temporário são uma importante adição para a Aeronáutica. “Os candidatos passam pelas mesmas etapas durante todo o processo. A imersão deles exige tempo e é uma grande responsabilidade até que as atividades virem rotina. Buscamos demonstrar a importância do conhecimento e habilidades deles para a FAB. Eles colaboram todos os dias com a qualificação dos nossos processos e atividades de serviço para o País”, ressalta.

Os militares dos quadros temporários têm, a partir da incorporação para realização do estágio, direito à remuneração mensal e aos demais benefícios correspondentes ao posto. O início dos processos seletivos e das inscrições devem ser acompanhadas pelo portal de Convocação do Pessoal Temporário da Aeronáutica, no site https://convocacaotemporarios.fab.mil.br/.

Fotos: SEREP-BE / SEREP-RJ / SEREP-RF

Giro de noticias