PCC absorve facção mineira: Sejusp aponta medidas adotadas contra crime organizado em MG
Grupos criminosos já haviam anunciado união com outras duas organizações, porém, fusão é novo capítulo na expansão do crime organizado em Minas Gerais
02/12/2025 às 21:54 •
Maic Costa
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) emitiu comunicado a respeito do anúncio da absorção da facção mineira Tropa da Doideira ou Tropa do Douglas (TDD) pela organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), divulgado no último sábado (29). Com a junção, o braço do grupo que atua em Minas passou a se autointitular PCC-MG, enquanto a TDD deixou de existir.No comunicado divulgado pelas facções, os criminosos exaltam a união, afirmando que todos os membros da TDD passam a ser parte do PCC.
Em contato com a Itatiaia, o Governo de Minas informou que reforçou as operações de combate ao crime organizado e às facções criminosas em todo o estado, com atuação conjunta das forças de segurança.
“Nesse sentido, possíveis conexões entre facções criminosas também estão sob o monitoramento de Inteligência por parte da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG)”, pontou pasta.
Além disso, a Sejusp ressaltou que as forças de segurança mineiras recapturaram 360 criminosos foragidos da Justiça apenas em 2024 e que a atuação estratégica com o uso de tecnologias modernas e inteligência integrada também estão resultando em prisões de outros foragidos da justiça, e de lideranças criminosas, em todo o Estado de Minas Gerais, neste ano.
Completo na @itatiaiaoficial