terça-feira, 25 de março de 2025

Plenário recebe projetos de revisão salarial de servidores

 


Plenário recebe projetos de revisão salarial de servidores

Judiciário e MP = 3,69% retroativo a maio do ano passado;

Tribunal de contas = 16% retroativo a janeiro deste ano.

Também foram recebidas indicações para a Faop e a Loteria do Estado
 Álbum de fotos
Foto: Daniel Protzner
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, em Reunião Ordinária nesta terça-feira (25/3/25), mensagens do Tribunal de Justiça (TJMG), do Ministério Público (MP), do Tribunal de Contas (TCE) e da Defensoria Pública (DPMG) com as propostas de revisão salarial de seus servidores

No caso do TJMG, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior propõe no PL 3.213/24 a correção de 3,69% retroativa a 1º de maio de 2024.




Da mesma forma, o MPMG propõe no PL 3.249/25 a revisão de 3,69% também retroativa a maio de 2024. A mensagem é assinada pelo procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho.

Já no TCE, o reajuste abrange os anos de 2016 e 2025. O índice proposto é de 16,02%, referentes ao acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) IPCAs de 2015 e de 2024. Na mensagem que encaminha o PL 3.478/25, o presidente do Tribunal, conselheiro Durval Angelo, acrescenta que os servidores não tiveram a recomposição salarial de 2015, mas ela não está contida nessa proposta por insuficiência de recursos do TCE. O reajuste será válido a partir de 1º de janeiro de 2025.

A Defensoria Pública, por sua vez, propõe no PL 3.517/25 a revisão de 4,55%, referente ao IPCA apurado entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024. A proposta está no PL 3.517/25, da defensora pública-geral Raquel Gomes de Souza da Costa Dias. Também nesse caso, não há retroatividade, e os novos valores serão pagos a partir da vigência da lei.

As quatro proposições serão analisadas pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, seguindo, depois, para o Plenário. Esses projetos tramitam em dois turnos.

Indicações
Na mesma reunião, foram recebidas duas mensagens do governador Romeu Zema com as Indicações 80/25, de Wirley Rodrigues Reis para presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop), e 81/25, de Onésimo Diniz Moreira para diretor-geral da Loteria do Estado de Minas Gerais (Lemg).

Nesse caso, as propostas são analisadas por comissões especiais criadas com essa finalidade. A instituição desses colegiados e a designação dos parlamentares membros de cada uma ainda serão comunicadas em Plenário

igualdade material Dino determina menor prazo para aposentadoria de policiais mulheres

  igualdade material Dino determina menor prazo para aposentadoria de policiais mulheres Direitos iguais ou tratamento desigual? O debate so...