sábado, 14 de dezembro de 2024

Cerimônia de 25 anos de Autonomia do CBMMG

 Cerimônia 

de 25 anos de Autonomia do CBMMG

Solenidade de 25 anos de Autonomia do CBMMG

A manhã desta sexta-feira (13/12) foi de festividade no Auditório JK, localizado na Cidade Administrativa, por ocasião da cerimônia em comemoração aos 25 anos de autonomia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O vice-presidente da ASPRA/PMBM, Sargento Bahia, participou da cerimônia.

Nesta data, o CBMMG contempla a sua trajetória e reflete sobre os desafios enfrentados cotidianamente com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade mineira.

Na ocasião, ocorreu o lançamento da Revista Comemorativa aos 25 anos de autonomia do CBMMG. O Comandante-Geral da Corporação, Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho, entregou o primeiro exemplar ao primeiro Comandante do CBMMG, Cel BM Veterano José Maria Gomes.

Também foram outorgadas Challenge Coins a bombeiros militares e representantes de instituições que ajudam a escrever essa história de sucesso. Diversas autoridades, civis e militares, prestigiaram a solenidade.

"Parabenizamos todos os bombeiros militares, ativos e veteranos, que fazem parte desta que é uma das instituições mais queridas por toda a sociedade. Cumprimentamos os soldados do fogo pelo comprometimento, abnegação e coragem no cumprimento da missão", disse o vice-presidente da ASPRA, Sargento Bahia.

A associação enfatiza a importância da emancipação do CBMMG e continua à disposição para auxiliar os bombeiros militares no que for necessário.

ASPRA tem papel histórico importante na emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

A ASPRA/PMBM participou ativamente do Movimento Reivindicatório de 1997, verdadeiro divisor de águas na história da PMMG, que garantiu digidade principalmente aos praças da Corporação.

À época, a PMMG não aceitou que os militares expulsos por participarem do Movimento de 97 fossem anistiados e reintegrados. Para garantir a anistia, a ASPRA/PMBM articulou junto ao Governador Itamar Franco para que desse autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, também com a finalidade de receber os militares anistiados.

Assim, em 02 de julho de 1999, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deixou de pertencer à PMMG, conquistou a sua emancipação, e se tornou uma instituição autônoma.

A emancipação do CBMMG foi fundamental para o desenvolvimento pleno da sua missão constitucional, ao passo que aprimora a capacidade administrativa e operacional da Corporação, potencializando o cumprimento do seu importante papel na sociedade.

Nota da Defesa do 2º Sargento PM Antônio Carlos de Souza Siqueira

 Nota da Defesa do 2º Sargento PM Antônio Carlos de Souza Siqueira A Constituição Federal, “Carta Magma”, em seu artigo 5º, inciso LVII, gar...