sábado, 24 de dezembro de 2022

ALMG aprova em 1º turno reajuste salarial retroativo de 12,13% para servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público

 



Por Fernando Zuba, g1 Minas — Belo Horizonte

 


Plenário aprova em 1º turno revisão salarial do TJ e do MP (imagem de arquivo) — Foto: Danilo Girundi/ TV Globo

Dois Projetos de Lei (PLs) que preveem reajuste salarial de servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Ministério Público (MPMG) foram aprovados em 1º turno durante reunião ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (21). A correção é de 12,13% retroativa ao mês de maio de 2022.

Segundo o Tribunal de Justiça, autor do PL 4.037/22, "o objetivo é garantir que os servidores que ocupam cargo de chefia tenham remuneração superior à de seus subordinados". O TJMG alega ainda que esse PL abre a possibilidade para o servidor efetivo ocupante de cargo de provimento em comissão optar pela jornada semanal de 40 horas.

Sede do TJMG — Foto: Cecilia Pederzoli/TJMG

PL 4.037/22 foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Administração Pública. De acordo com esse novo texto, "os valores do auxílio-saúde e do auxílio-transporte dos servidores do Judiciário poderão ser revistos por ato do Tribunal de Justiça, desde que haja recursos orçamentários disponíveis".

"Atualmente, a folha de pagamento do Judiciário representa 4,84% da Receita Corrente Líquida do Estado (RCL). Com a aprovação do PL 4.037/22, esse percentual passará para 5,27% da RCL, abaixo do limite de 6% da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", esclarece a ALMG.

Já o PL 4.054/22, de autoria do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, foi aprovado na forma do substitutivo nº 1 da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Atualmente, a despesa de pessoal do Ministério Público representa 1,55% da RCL. Com a aprovação, esse percentual será de 1,66% da RCL, abaixo do limite de 2% estabelecido pela LRF, segundo a ALMG.

Sede do Ministério Público de Minas Gerais — Foto: Foto: MPMG/Divulgação

Procurado pela reportagem do g1 Minas para falar sobre a aprovação dos PLs , o governo de Minas respondeu "que não comenta projetos de lei em tramitação e respeita a autonomia do Legislativo e demais poderes para discutir temas de interesse público"

Mateus Simões garante que projetos do Propag chegam nesta semana na Assembleia

 Mateus Simões garante que projetos do Propag chegam nesta semana na Assembleia Fonte: Portal O Tempo   https://search.app/S28Ue Compartilha...