terça-feira, 23 de maio de 2023

PRECONCEITO CONTRA INSTITUIÇÃO POLICIAL. EXISTE? Sim. Alguns motivos:

 

rodrigo.foureaux

 


PRECONCEITO CONTRA INSTITUIÇÃO POLICIAL. EXISTE?


Sim. Alguns motivos:

1º) Há muito tempo, para ingressar na polícia, não havia muita exigência de estudo e os concursos não eram tão concorridos. Cheguei a ouvir que quem entrava para a polícia não tinha encontrado coisa melhor. Hoje a realidade é completamente oposta. Muitas carreiras policiais exigem ensino superior, os concursos são muito concorridos, difíceis e se tornar policial é a primeira opção na vida de milhares de pessoas. Hoje, inclusive, grande parcela dos policiais possui mestrado, doutorado.

2º) A divulgação recorrente de violência policial pela imprensa e redes sociais, dando a impressão que a polícia é abusiva, autoritária, como regra, o que não é verdade. Divulgar violência gera mais engajamento, likes. De toda forma, a divulgação é uma forma de controle social e não há ilegalidade nisso. O ideal para evitar divulgação é não ocorrer violência. Enfim, se fosse possível colocar na “balança” o número de ações policiais e o total de ações que culminaram em abuso viríamos que o número de excessos policiais é baixo.

3º) A fala infeliz, ainda que em tom de brincadeira, de que chamará a polícia para crianças ou quando visualiza a polícia fala para a criança se esconder para não ser presa. Isso gera nas crianças um afastamento da polícia, por medo, ainda que inconsciente e daí se inicia a formação de preconceitos.

4º) A visão equivocada, pela sociedade e pelo Sistema de Justiça, de que o problema da criminalidade é da polícia, sendo que na verdade a polícia é o contraponto à violência e trabalha para preservar a ordem pública. As razões do crime são bem complexas e a real prevenção exige mudança estrutural do Executivo, Legislativo e Judiciário.

5º) Não respeito à atividade policial como uma ciência, sendo uma área do saber que todos invadem sem conhecimento técnico, o que não ocorre na engenharia, medicina etc. Obviamente, as instituições devem sempre se aperfeiçoar, melhorar e buscar avanços.

6º) Resquícios da ditadura militar e formação acadêmica em muitas universidades que acabam por criar um afastamento de alunos em relação à policia.