sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

 O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJM-MG) publicou, nesta sexta-feira (13), a decisão de um julgamento realizado em 27 de janeiro de 2026, que resultou em novas condenações de policiais militares investigados na Operação Voldemort, deflagrada em 2022 pelas 1ª e 17ª Promotorias de Justiça de Montes Claros e pela 9ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional Montes Claros e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).


A medida foi tomada após análise de recursos interpostos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelas defesas dos acusados, reformando pontos da sentença de primeira instância. O julgamento, que durou cerca de 12 horas, resultou no provimento do recurso do MPMG e na condenação de um policial militar que havia sido absolvido anteriormente. Agora, ele foi reconhecido como participante dos crimes de associação criminosa armada e falsidade ideológica.


Outros dois militares também tiveram suas absolvições revertidas, com o TJM-MG reconhecendo provas suficientes de envolvimento no tráfico de drogas. As condenações já obtidas em primeira instância foram mantidas, e as penas variam de três a 12 anos de prisão.


Com a conclusão do julgamento dos recursos, a Operação Voldemort se consolida como um dos maiores casos recentes de responsabilização criminal de policiais militares em Minas Gerais, estabelecendo um precedente importante na repressão ao crime organizado com participação de agentes públicos.

✍🏻 Impactto News

📸 TJM-MG

  https://www.blogdarenatapimenta.com/2026/02/tribunal-de-justica-militar-de-minas.html