terça-feira, 18 de novembro de 2025

Lula quer Pacheco como candidato ao governado de Minas, mas senador pretende deixar política

 

Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.



Lula quer Pacheco como candidato ao governado de Minas, mas senador pretende deixar política

18 de novembro de 2025

Por Vera Rosa, do Estadão

Brasília, 18/11/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na noite de segunda-feira, 17, que vai indicar o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula quer que Pacheco seja candidato ao governo de Minas Gerais, em 2026, mas ele rejeita a ideia.

Durante a conversa, ocorrida no Palácio da Alvorada, o senador disse que pretende encerrar a carreira política quando terminar o mandato, no início de 2027, e retomar sua profissão de advogado. Pacheco afirmou que respeita a decisão de Lula ao escolher Messias, mas não deseja ser candidato à sucessão de Romeu Zema (Novo), mesmo porque avalia estar isolado em seu próprio partido, o PSD.

Lula, porém, pediu a ele que pense melhor. O presidente fez vários elogios a Pacheco, que tem como cabo eleitoral o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Em reunião com Lula, no fim do mês passado, Alcolumbre apresentou ao presidente uma espécie de mapa dos votos e disse que Messias enfrentará dificuldades no Senado, pois, de acordo com ele, é visto pela maioria ali como um aliado do PT.

Para que o nome do indicado ao STF seja aprovado na Casa, precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, depois, ter no mínimo 41 votos no plenário. Pela contabilidade de Alcolumbre, se a votação fosse hoje, Messias teria o apoio de aproximadamente 30 dos 81 senadores

  Comandante-Geral CARLOS FREDERICO OTONI GARCIA Coronel PM Comandante-Geral 18/11/2025 Visando minimizar os custos financeiros e o tempo de...