sábado, 10 de maio de 2025

REFLEXÃO **** A TROPA ***

 


REFLEXÃO 

**** A TROPA ***


A TROPA é formada por pessoas que, prestando concurso público, ingressaram em alguma fileira de corpo de tropa militar.


A TROPA, ao longo dos cursos de formação, é moldada para cumprir ordens sem pensar ou questionar, pois o maior pecado de um militar é *"questionar"* as ordens recebidas de um superior, mesmo que está seja manifestamente ilegal.


A TROPA passa então a trabalhar no automático, cumprindo seu dever, achando que é um super herói que vai vencer a criminalidade, mesmo com o sacrifício da própria vida.


 A tropa são aqueles que se sacrificam, mesmo de folga, pois foi adestrado a não pensar em sua família, em voltar para seus entes queridos são e salvo, mas em morrer para cumprir *uma missão* que a sociedade ignora e não valoriza.


O problema é que a tropa não entende que ele é nada mais que um *funcionário público. Sim... Funcionário público.*


Sabendo disso, as Instituições militares farão de tudo para que aquela pessoa, aprovada no concurso público, ao longo de sua formação, perca isso de vista e coloque  as *viseiras institucionais* e passe a agir como Tropa ( coletivo de burros).


Sim... Por mais pejorativo que possa parecer, a comparação não é fugaz, é uma simples constatação, pois como tropa, age sem pensar, sem questionar, sem exercer juízo de valor, apenas reage ao estalar do chicote de seu domador, seja ele um superior ou seja ele o Estado.


Tropa são aqueles profissionais que mesmo desvalorizados, sem terem direitos respeitados e reconhecidos, continuam *"vibrando"* para agradar aqueles que o adestraram.


Sim... Tropa é aquele funcionário público que o sistema militar "adestrou", para que ele deite e role sem questionar e olhe lá, porque é capaz que ele dê até a "patinha", se assim seu adestrador ordenar.


*A TROPA é forte, e o sistema sabe disso.*


Ela tem a maior força dentro do sistema, por isso tanto esforço para não permitir que esse gigante desperte.


Ao estalar do chicote do superior a tropa recua. Não briga por seus direitos.


Trabalha, mesmo sabendo que não receberá o que merece, e ainda produzirá números espantosos, para agradar aquele que um dia o adestrou.


Até quando seguiremos sendo tropa? Pense nisso.


Autor conhecido, mas oculto, porque o sistema o perseguiram e fará de tudo para o calar, pois ousou a pensar diferente da TROPA.