terça-feira, 11 de junho de 2024

 


Um sargento do Exército, dez policiais penais e três técnicos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) estão entre as pessoas presas nesta terça-feira (11) durante a operação contra o tráfico de drogas e corrupção dentro de presídios de Minas Gerais. O balanço parcial é do Ministério Público (MPMG).

Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão, 36 mandados de busca e apreensão, mandados de sequestro de veículos e mandados de indisponibilidade financeira no importe de R$ 13.362.960,80.

Os mandados estão sendo cumpridos em oito cidades, nos estados de Minas Gerais (Juiz de Fora, Cataguases e Goianá) e do Rio de Janeiro (capital, São Gonçalo, Angra dos Reis, Mangaratiba e Três Rios), informa MPMG.

Batizada de Tabernus, a operação tem como responsável o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Juiz de Fora e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de forma articulada com as polícias Penal, Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Mais de 300 policiais das forças de segurança pública participam da operação. “As atividades criminosas investigadas consistem em corrupção ativa e passiva, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro envolvendo crimes praticados dentro das unidades prisionais por agentes de segurança pública, servidores administrativos das unidades prisionais, traficantes de drogas, presos e pessoas com vínculos familiares e sociais com esses grupos. A articulação desse grupo criminoso permite a entrada de drogas, equipamentos de comunicação e objetos ilícitos para dentro de unidades prisionais, onde são comercializados de maneira ilícita por valores muito superiores aos negociados extramuros”, informa o MP.


Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades


Novo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais

  Novo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais  Certame prevê mais de cem oportunidades para todo o estado mineiro Por  Fernanda Castilho ...