Deputados federais mineiros ficam insatisfeitos após reunião com Zema em Brasília
Parlamentares dizem que o governador não ouve as demandas que eles têm e pouco se encontra com a bancada mineira
Parlamentares dizem que o governador não ouve as demandas que eles têm e pouco se encontra com a bancada mineira Deputados federais de Minas Gerais ficaram insatisfeitos com o encontro que a bancada mineira teve com o governador Romeu Zema (Novo), nessa terça-feira (11), em Brasília. Eles relatam dificuldades em encontrar com o chefe do Executivo mineiro com mais frequência e alegam que Zema só os recebe “quando o interesse é dele”. Outros afirmam só haver abertura para encontros quando há proximidade com o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, e reclamam de uma falta de abertura maior junto ao governador. A informação foi divulgada pelo site O Fato e confirmada por O TEMPO.O coordenador da bancada mineira na Câmara dos Deputados, Luiz Fernando Faria (PSD), afirma que não participou da reunião devido ao desprestígio que os parlamentares têm por parte do governador. “Tenho que estar com o sentimento da maioria dos deputados. (Não fui) pelas razões que são públicas, de (o governador) não querer prestigiar a bancada. Ouço (os parlamentares), e a grande maioria tem esse sentimento”, declarou. Dentre os exemplos, ele citou a entrega de viaturas para Minas. Apesar de depender do encaminhamento de emendas parlamentares, muitas vezes, isso não tem o reconhecimento de Romeu Zema, de acordo com Faria. “Às vezes, ele nem mencionava o nome dos parlamentares que foram responsáveis pela entrega das viaturas”, reclama. “Para resumir: o governador não oferece nada para os parlamentares, ele só pede”, conclui. Outro parlamentar ainda relata que a crítica é generalizada, em especial, dentre aqueles que apoiam a gestão estadual. “A turma foi para a reunião entendendo que poderia contribuir, mas foi uma reunião para pedir ajuda nas pautas do acordo de Mariana e na renegociação da dívida de Minas. O governo não ouviu dos parlamentares as sugestões”, comenta.
Sobre a dificuldade de acesso ao Executivo mineiro, outro deputado aponta que quem não é muito próximo do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, “optou por não tratar com o governo”. “Nem estão procurando o governo mais, e estamos falando de pessoas que são da base”, alega. O tema não foi trazido à tona durante a discussão, segundo deputados federais ouvidos pela reportagem.
Estiveram presentes 18 dos 53 deputados da bancada federal mineira.
O líder de Zema no Congresso, deputado federal Zé Silva (Solidariedade), diz que desconhece as reclamações e reforça que “nenhum dos outros governadores se reuniram com a bancada na Embaixada de Minas”. “Já é a quarta ou a quinta vez que o governador vem aqui e já combinamos, inclusive, de ter reuniões mais sistemáticas e periódicas, com Zema se colocando à disposição para fazer essa reunião também na Câmara dos Deputados”, declarou.
Em matéria divulgada pela Agência Minas, o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, afirmou que o momento foi importante para ampliar o diálogo com os parlamentares mineiros. “É um momento importante para mostrarmos que estamos de portas abertas para ouvir as demandas e mantendo constante diálogo com os deputados, que cumprem um papel muito importante para o Estado e para os mineiros”, ressaltou.
O governo do Estado foi questionado sobre a insatisfação dos parlamentares, mas não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço continua aberto.