terça-feira, 26 de dezembro de 2023

 

otempo
 

PESQUISA 📊 - A aprovação do governo Romeu Zema (Novo) é maior do que a aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais. Ao fim do primeiro ano do segundo mandato, Zema é aprovado por 64,1% da população, e o presidente da República, de volta à presidência 13 anos após o último mandato, por 50,6%. Os dados são da pesquisa DATATEMPO realizada entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro.

A aprovação de Zema representa um crescimento de 7,92 pontos percentuais em relação às urnas em 2022, quando o governador foi reeleito, ainda em 1º turno, com 56,18% dos votos válidos. A de Lula, por sua vez, está no mesmo patamar da votação em Minas Gerais no 2º turno, quando derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas com uma ligeira queda de 0,3 ponto percentual. À época, Lula teve 50,9% dos votos válidos.

Se a aprovação é maior, a rejeição de Zema é inferior à de Lula, que, desde que assumiu, ainda não visitou Minas, único estado do Sudeste onde venceu Bolsonaro. Dos entrevistados, 28,7% desaprovam o governador, e 43,4% desaprovam o presidente. A margem de indecisos é maior quanto a Zema. Pelo menos 7,1% não souberam ou não responderam se aprovam ou desaprovam o governador. No caso de Lula, foram 6%.