segunda-feira, 10 de abril de 2023

Ex-deputado mineiro condenado por corrupção pode perder patente militar


Ex-deputado mineiro condenado por corrupção pode perder patente militar

Graduação militar do ex-deputado Cabo Júlio será julgada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais


10/04/2023 18:06 - atualizado 10/04/2023 18:44

Cabo Júlio, ex-deputado estadual condenado por corrupção passiva
Ex-deputado está inelegível até 2024(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press - 2014)
O ex-deputado estadual Cabo Júlio, condenado em 2014 por improbidade administrativa, poderá perder a patente. Depois de oito anos de sua condenação e há um ano do fim da inelegibilidade, o ex-político será julgado no Tribunal de Justiça Militar após pedido do Ministério Público de Minas Gerais. 
 
A graduação do ex-parlamentar já havia sido julgada pelo tribunal militar, no entanto os magistrados decidiram pela manutenção do cargo. 


    Júlio César Gomes dos Santos foi condenado duas vezes pelo envolvimento em um esquema de fraude de licitações de municípios para a compra de ambulâncias com verbas do Ministério da Saúde. Na primeira condenação, Júlio foi sentenciado a  quatro anos de prisão, em regime aberto.

    Já na segunda, a outros seis anos, em regime semiaberto. No entanto, de acordo com o MPMG, o ex-parlamentar continua sendo um servidor da Polícia Militar do estado. 

     

    Em 2006, a Operação Sanguessuga, da Polícia Federal, desarticulou um esquema de venda de emendas parlamentares para a compra de odontomóveis, veículos de transporte escolar, unidades itinerantes de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares para prefeituras municipais de todo o Brasil. 

    As investigações do Ministério Público deram conta que Cabo Júlio foi autor de 20 emendas orçamentárias para 18 municípios mineiros que se comprometeram a direcionar as licitações a favor de determinadas empresas

    CTPM CONTAGEM

    Militares do CTPM Contagem protocolaram, a 30 dias documentos, solicitando providências e esclarecimentos no Comando do Colégio Tiradentes, ...