quinta-feira, 4 de maio de 2023

 



O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) assumiu, nesta quarta-feira (3), a direção da Empresa Gestora de Ativos (Emgea), que controla os ativos da Caixa Econômica Federal (CEF). A indicação foi do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no mês passado. O salário de diretor-presidente é de RS 42.827,16, e o petista substitui Rodrigo Brandão.  

Após perder a eleição para deputado federal em 2022, Pimentel é uma das lideranças do PT em busca de uma colocação na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros petistas que também perderam as eleições, como André Quintão e Nilmário Miranda, já participam do segundo escalão do governo federal. 

Desde que saiu do governo de Minas, Pimentel já soma 11 absolvições ou arquivamentos de processos. Após a última decisão, ocorrida em agosto de 2022, quando o juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos julgou improcedente ação do Ministério Público Federal (MPF) contra Pimentel, concluindo que as delações apresentadas “não demonstram o cometimento dos crimes contra a administração pública referidos na inicial acusatória”, o ex-governador se manifestou em suas redes sociais: “Não há reparação possível para o sofrimento pessoal e familiar, mas creio que, para além de restaurar a verdade e a segurança jurídica, esses julgamentos sejam um alerta para que nunca mais os preceitos jurídicos e o devido processo legal venham a ser corrompidos, sob qualquer pretexto”. 

---

O TEMPO