terça-feira, 18 de abril de 2023

 

BM lança Programa Anjos para suporte à saúde mental dos brigadianos

Publicação: 

Programa Anjos visa difundir as informações básicas adequadas de uma maneira mais direta ao público brigadiano
Programa Anjos visa difundir as informações básicas adequadas de uma maneira mais direta ao público brigadiano - Foto: Divulgação/Brigada Militar

A Brigada Militar tem voltado cada vez mais atenção para a saúde mental da sua tropa. Com essa preocupação, o Comando-Geral, o Departamento de Saúde e o Departamento de Ensino da Instituição uniram esforços para elaborar uma iniciativa que atenda essa demanda. É o Programa Anjos, que visa quebrar o paradigma da habitual transmissão de informações de forma vertical, por meio de seminários promovidos pelos médicos psiquiatras do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES) da Corporação e psicólogos contratados. A ideia é difundir as informações básicas adequadas de uma maneira mais direta ao público brigadiano.

Dentro do programa, foi criado um curso que tem como objetivo principal a capacitação de militares estaduais voluntários, que irão servir como facilitadores junto à tropa, auxiliando na identificação precoce e encaminhamento dos casos de adoecimento mental que necessitam de avaliação especializada, em especial situações envolvendo risco de suicídio. É importante salientar que não espera-se que o voluntário faça intervenções terapêuticas, e, sim, sirva de facilitador para que o indivíduo chegue ao serviço especializado.

As vagas para o curso serão uniformemente distribuídas entre os comandos regionais e departamentos a fim de alcançar o público da forma mais abrangente possível. Haverá um processo de seleção para avaliar o perfil dos interessados em atuar como facilitador. Serão dois encontros presenciais e cinco módulos EAD.

"No curso serão abordados os fatores de risco e principais estressores relacionados à doença mental, as características dos transtornos mentais mais prevalentes no efetivo da Brigada Militar, o comportamento suicida, suas características, sinais de risco, além de mitos e verdades sobre o assunto. Também vamos tratar de aspectos de prevenção e promoção da saúde mental", explica a a major do QOES Claúdia Ferrão Vargas, médica psiquiatra do Hospital da Brigada Militar (HBM) de Porto Alegre.

Ainda segundo a major, assim que o facilitador identificar algum sinal no colega, ele fará uma aproximação com escuta adequada e o encaminhará para uma avaliação especializada, a ser realizada por profissionais especialistas da instituição. A natureza da função de policial militar expõe o indivíduo ao estresse continuado e exige equilíbrio emocional para lidar com situações de risco. Por este motivo, o desafio de identificar as pessoas que apresentam sofrimento emocional e encaminhá-las para atendimento especializado requer o engajamento de todos.

Normalmente, o policial militar apresenta um perfil mais rígido e este comportamento, aliado ao preconceito que ainda existe acerca do tratamento na área da saúde mental, acabam despertando o receio de pedido de ajuda aos comandos. O programa viu, então, na própria tropa uma maneira de perceber e auxiliar os demais, visto que muitas vezes são nas conversas informais no quartel ou dentro da viatura que o colega pode verbalizar alguma situação difícil que esteja passando. E, ainda que silencie, algumas mudanças de atitude podem indicar que a pessoa não está bem e precisa de ajuda.

00:00:00/00:01:01

Pensando na saúde mental da tropa, Brigada Militar lança Programa Anjos

A Brigada Militar tem voltado o olhar, cada vez mais, para a saúde mental da sua tropa e após discussões o Comando-Geral, Departamento de Saúde e Departamento de Ensino da Instituição uniram esforços e decidiram criar um programa que atenda essa demanda. Crédito: Brigada Militar

Texto: Major QOES Cláudia Ferrão Vargas
Edição: Soldado Adriély Escouto/PM5 e Ascom SSP

Policiais e bombeiros, lembrem-se da importância de expressar opiniões e críticas de forma cuidadosa em relação aos superiores e atos do governador. Pq o ferro é certo.

 Policiais e bombeiros, lembrem-se da importância de expressar opiniões e críticas de forma cuidadosa em relação aos superiores e atos do go...