sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

 


Uma reunião na noite desta quinta-feira (16), na Cidade Administrativa, bateu o martelo: o delegado Joaquim Francisco Neto e Silva vai seguir no comando da Polícia Civil até o próximo dia 15 de abril. Até lá, a cúpula do governo de Minas pretende debater para escolher o sucessor no comando da instituição - que já tem três nomes favoritos para o posto.

O encontro que alinhavou os próximos passos teve a presença do governador Romeu Zema, do vice Mateus Simões, de membros do Conselho Geral da Polícia Civil e do próprio Joaquim Francisco.

A coluna apurou que a mudança vai ocorrer por conta de problemas internos no Estado e na própria polícia - há o entendimento de que o delegado seja "duro demais" e não atenderia pedidos externos, fato que desagradaria setores de articulação política no governo.

Entre os mais cotados para assumir PC, estão a atual chefe de gabinete de Joaquim, a delegada Águeda Bueno Nascimento, o delegado Vinícius Sampaio, chefe do 8° Departamento em Governador Valadares, e o delegado Pedro Henrique Rabelo Bezerra, do 17º Departamento de Pouso Alegre. Os três tiveram os nomes citados durante a reunião desta quinta-feira.

*Com Renato Rios Neto