quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Combustíveis: Fazenda bate o martelo e impostos voltam em março

 


Combustíveis: Fazenda bate o martelo e impostos voltam em março

Juliana Américo
22/02/2023 - 1
Gasolina, combustíveis, etanol
Desoneração dos combustíveis: Pis e Cofins voltam a ser cobrados sobre gasolina e etanol a partir de 1º de março. (Imagem: Pixabay/Engin_Akyurt)

Agora é para valer: a gasolina e o etanol voltam a ficar mais caros a partir de 1º de março. Segundo Ana Flor, colunista do G1 e comentarista na GloboNews, a equipe econômica decidiu pela retomada dos impostos federais sobre os combustíveis.

Nos cálculos do Ministério da Fazenda, a reoneração vai garantir R$ 28,9 bilhões aos cofres públicos em 2023.

No começo do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que mantinha a desoneração de Pis e Cofins promovida pelo governo de Jair Bolsonaro.

A redução dos impostos estava prevista para acabar no dia 1º de janeiro, mas Lula manteve a isenção até o fim de fevereiro para a gasolina e o álcool, e até o final do ano para o diesel, biodiesel, gás natural e de cozinha.

No entanto, o aumento nos preços da gasolina e do etanol não é visto com bons olhos pela ala política do governo. A preocupação é de que a medida pressione a inflação e derrube a avaliação popular sobre o presidente.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Além disso, Jean Paul Prates, presidente da Petrobras relembrou do aumento do preço do barril de petróleo por conta da sazonalidade da demanda internacional do produto, que pode aumentar ainda mais os preços da gasolina – embora ele não seja contra a volta dos impostos

"Já que o CMT da PM não quer auxílio alimentação para a tropa, porque os Chefes da PC e PP não solicitam para suas tropas?

 "Já que o CMT da PM não quer auxílio alimentação para a tropa, porque os Chefes da PC e PP não solicitam para suas tropas?