sábado, 22 de abril de 2023

 



Por Nátila Gomes, G1 Grande Minas

 


Fogo consumiu móveis e eletrodomésticos — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

Fogo consumiu móveis e eletrodomésticos — Foto: Polícia Militar/ Divulgação

Um idoso, de 72 anos, e o filho dele, de 40, tiveram queimaduras de 1º grau após a casa deles pegar fogo, na zona rural de Cabeceira Grande, no início da noite desta quinta-feira (20). O socorro das duas vítimas pelo policial militar Joilson Gomes Monteiro, lotado no Quartel do distrito de Distrito de Palmital de Minas.

Ele conta que tinha acabado de chegar no plantão, quando uma adolescente, de 17 anos, chegou correndo assustada informando que tinha ocorrido uma explosão em uma casa que fica em frente ao Posto de Saúde, e que tinham pessoas gritando dentro do local.

“Eu cheguei para assumir o serviço, quando a estudante chegou dizendo que viu a casa pegando fogo, eu fui correndo e percebi de longe que a chama estava passando por cima do telhado. Pela janela, vi que o pai filho estavam gritando em meio a fumaça e calor. Percebi que o fogo estava vindo da cozinha e o motivo da chama intensa era o gás que estava sendo liberado do botijão, as chamas estavam consumindo os móveis e os utensílios domésticos”.

Após conseguir retirar as duas vítimas, o militar levou o botijão de gás para a rua, com a ajuda dos moradores. O sargento conta que nunca tinha vivenciado uma ocorrência do tipo e celebrou o fato de ter conseguido salvar os moradores, mesmo que tivesse colocado sua própria vida em risco.

“Na hora nem pensei que poderia acontecer algo. A intenção era tirar aquelas pessoas dali, pois pela quantidade de fogo e calor submetidos, eles não iriam resistir por muito tempo. Quando nos tornamos militar, a gente faz a promessa de proteger a sociedade, e foi isso que fiz, mesmo colocando a nossa vida em perigo”, comentou.

Os moradores contaram que tinham trocado o botijão naquele dia e que durante a troca, foi percebido que havia algum defeito na válvula. O idoso disse que tentou por três vezes impedir o vazamento e que acreditava que havia conseguido, quando sua esposa ligou o fogo no fogão para preparar o jantar, algum tempo depois ocorreu a explosão e início do incêndio. Ele disse, ainda, que o botijão possuía o lacre de fábrica quando o recebeu do depósito.

Apesar das condições de calor e fumaça, as chamas foram controladas impedindo que o fogo destruísse o restante da casa. O idoso e o filho dele foram atendidos no Pronto Atendimento local por terem sofrido queimaduras de 1º grau. O policial que atendeu apresentou ardência em um dos dedos da mão esquerda, mas não precisou de atendimento médico.

Os Bombeiros Militares de Unaí foram compareceram ao local e controlaram o incêndio