sexta-feira, 7 de abril de 2023

está proibida a divulgação de informações sigilosas ou de uso interno, além de materiais apreendidos em diligências policiais.


Grande Angular

Fake news, armas e vídeos: PF determina o que policiais podem ou não postar nas redes

Os policiais estão proibidos de publicar fake news, "tolerância a discurso de ódio" e usar a corporação para fins comerciais ou eleitorais

 atualizado 06/04/2023 20:06

Breno Esaki/Metrópoles

Polícia Federal publicou, nesta quinta-feira (6/4), uma série de regras para utilização das redes sociais por integrantes da corporação. As normas valem, a partir de 1º de maio de 2023, para perfis institucionais e pessoais.

A PF proibiu, por exemplo, que os policiais federais publiquem fake news. Eles também não podem usar símbolos, armas, equipamentos, nome ou qualquer imagem da PF para obter vantagem comercial, financeira ou eleitoral.

Os servidores estão vetados de emitir, compartilhar ou manifestar apoio a conteúdo que caracteriza ou demonstre “tolerância a discurso discriminatório, de ódio ou que expresse preconceito de qualquer natureza”. Além disso, está proibida a divulgação de informações sigilosas ou de uso interno, além de materiais apreendidos em diligências policiais.

Os policiais federais estão proibidos de utilizar a conta de e-mail institucional para cadastrar conta pessoal em mídias sociais e de “expressar opinião pessoal como se fosse posição oficial da Polícia Federal”, além de publicar ou compartilhar vídeos, áudios, fotografias ou similares que atentem contra a privacidade e a dignidade de pessoas envolvidas em contexto de atuação da corporação.

Todos os policiais federais que têm perfis em redes sociais devem se adequar às exigências do ato normativo no prazo de 90 dias.

Veja todas as regras para utilização das redes sociais por policiais federais:

“INSTRUÇÃO NORMATIVA DG/PF Nº 250, DE 6 DE ABRIL DE 2023

Disciplina a utilização dos símbolos, do nome e da imagem institucional da Polícia Federal nas redes sociais e em quaisquer outras mídias digitais.

https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/fake-news-armas-e-videos-pf-determina-o-que-policiais-podem-ou-nao-postar-nas-redes

Aos PPS

  Em nenhum momento tive a intenção de desqualificar os sindicatos e representantes da Polícia Penal, os quais, aliás, conheço alguns presid...