segunda-feira, 17 de abril de 2023

Deputado sugere premiar em 10 mil reais policial militar que apreender armas pesadas no RJ, entenda

 

Deputado sugere premiar em 10 mil reais policial militar que apreender armas pesadas no RJ, entenda

O deputado estadual do PP-RJ, Elton Cristo, propôs uma indicação legislativa (Nº 35/2023) ao Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que sugere a criação de uma premiação de R$ 10.000,00 para policiais militares que apreendam fuzis, carabinas, metralhadoras e submetralhadoras.

O objetivo desta recompensa financeira é incentivar os policiais do Rio de Janeiro a intensificar o combate ao tráfico de armas de uso restrito, frequentemente usadas em crimes graves como homicídios, roubos a bancos e sequestros.

A indicação também prevê um reajuste anual do valor da premiação, baseado no IPCA, para manter o incentivo atraente. No entanto, é importante avaliar periodicamente essa medida, garantindo que ela esteja realmente contribuindo para o combate à criminalidade e a promoção da segurança pública.

Outros estados brasileiros também têm adotado premiações financeiras para os policiais que apreendem armas de fogo, com resultados positivos no incentivo à atuação policial. Um exemplo é o Amapá, onde o ex-governador Waldez Góes assinou um decreto regulamentando o pagamento dessa premiação aos agentes da segurança pública.

Na época, o então Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, Carlos Souza, afirmou: “Temos uma média de 700 armas apreendidas ao ano. Essa gratificação vai proporcionar, dentro dos conjuntos de medidas adotadas, que nós tenhamos abordagens, buscas pessoais e operações policiais, com muito mais qualidade”.

É importante lembrar que essa premiação financeira não deve ser a única solução no combate à criminalidade. Políticas públicas de segurança devem ser abrangentes, incluindo capacitação dos policiais, investimento em tecnologia e inteligência, e ações sociais para reduzir a vulnerabilidade das comunidades e prevenir o crime.

Além disso, é fundamental garantir que a premiação seja concedida de forma justa e transparente, evitando distorções e abusos. Um controle rigoroso das apreensões de armas de fogo é necessário, e a premiação deve ser concedida apenas aos policiais que atuam de forma ética e dentro da legalidade.

Fonte: Alerj

Imagem: RJ GOV

  O concurso do CBMMG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais) teve sua banca definida! Foi divulgada hoje (24) a escolha da Idecan como banca o...