"Levem suas crianças e seus adolescentes para a escola". A orientação é do tenente-coronel Flávio Santiago, representante da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O pedido ocorre por causa do sentimento de medo de pais e responsáveis quanto às ameaças de ataques às escolas do Estado, marcadas para esta quinta-feira, 20 de abril. A data remete ao Massacre de Columbine, ocorrido em 1999, quando 15 pessoas morreram em uma escola dos Estados Unidos. No dia 20 de abril é também aniversário do ditador Adolf Hitler, líder do nazismo alemão.

"Precisamos combater essa associação de datas e de desinformação. Nossas escolas estão seguras, e esse dia será lembrado pela proteção escolar", garante o tenente-coronel.

Diante da sensação de insegurança, a PMMG informou que vai reforçar os trabalhos no entorno das unidades de ensino. Todo o efetivo policial estará envolvido com esse trabalho, que tem como objetivo reforçar a Operação de Patrulhamento Escolar, que teve início no dia 10 de abril. Essa operação foi desenvolvida com o objetivo de criar um conselho comunitário de segurança escolar, com a participação de professores, responsáveis, estudantes e a polícia. O conselho tem atuação semelhante à rede de vizinhos protegidos.

"Essa rede já ajudou a identificar alguns adolescentes que demonstraram algum tipo de comportamento suspeito. A gente precisa lembrar que, em Minas, não tivemos episódios de ataques. Nós antecipamos e adotamos algumas medidas preventivas", afirma Santiago.

O representante da Polícia Militar de Minas Gerais reforça que as instituições de ensino do Estado estão seguras, e que essa onda de ameaças ocorre, geralmente, com o objetivo de propagar um sentimento de medo. "As pessoas não podem entrar em pânico e nervosismo por conta disso", orienta