segunda-feira, 13 de março de 2023

Portugal aperta cerco para capturar fugitivos brasileiros

 A facilidade para entrada e permanência no país podem fazer de Portugal um destino de fuga para criminosos brasileiros.

    O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem investigações em curso para cumprir mandados de prisão de brasileiros procurados pela Interpol.

O Portugal Giro apurou que o SEF tem feito cruzamento de dados em sua base para filtrar pedidos de residência dos criminosos e auxiliar nas buscas.

Recentemente, o órgão apertou o cerco, concluiu investigações e prendeu dois fugitivos em um intervalo de dois dias, na primeira semana de 2023, como publicou o blog.

Ambos viviam normalmente no país, apesar de entrarem de maneira irregular. Cometeram assassinatos no Brasil há 14 e cinco anos, mas andavam livres pelas ruas portuguesas.

Um deles, condenado a 13 anos e seis meses por ter assassinado uma mulher em Minas Gerais em 2019, chegou a apresentar documentos para solicitar a autorização de residência.

O homicida vivia na calma cidade de Santa Maria da Feira, região próxima ao Porto e muito procurada por brasileiros devido à falta de mão de obra. Será extraditado, assim como o outro assassino, preso enquanto caminhava por Lisboa.


Antes das operações deste ano, o SEF havia prendido no início de dezembro um brasileiro procurado no Ceará por crimes de pedofilia.

Tudo que o governo português quer evitar é que o país vire rota de fuga na Europa no momento em que pôs em prática incentivos para atrair imigrantes diante da crise de mão de obra.

E o Executivo pretende intensificar a “limpeza” quando o SEF for dissolvido este ano em uma nova agência, com competências burocráticas e policiais separadas.

Em dezembro, o ex-policial militar Robson Souza deu entrevista ao "Diário de Notícias" onde alertou para o "risco real" de entrada em Portugal de fugitivos brasileiros, como publicou o jornal.

Souza defendeu tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa, na qual detectou “falhas nos registros criminais emitidos (nada consta) pela Polícia Federal (...) que permitem que fugitivos à Justiça brasileira possam sair com certidões sem cadastro” criminal, informou o jornal.

     

https://oglobo.globo.com/blogs/portugal-giro/post/2023/01/portugal-aperta-cerco-para-capturar-fugitivos-brasileiros.ghtml