quarta-feira, 22 de março de 2023

 


O presidente Lula elabora um programa para colocar câmeras nas fardas dos policiais. A medida vai abranger a Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Penal Federal. A ideia nasceu ainda durante a gestão do então governador João Doria.

Conforme o Palácio do Planalto, os equipamentos devem se tornar um “eixo estruturante” na Segurança Pública. Os petistas querem estabelecer uma “marca” na área e combater a imagem de que o partido não enfrenta o crime.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o secretário Marivaldo Pereira, do Ministério da Justiça, disse que Lula está negociando um suporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento para alavancar a medida nos Estados e injetar recursos, além do Fundo Nacional de Segurança Pública.

O dinheiro do Fundo, que tem objetivo de apoiar projetos na área de Segurança Pública, é oriundo de loterias. O valor de R$ 1 bilhão é dividido em dois blocos: 50% para os Estados, e 50% para o ministério distribuir como quiser.

O governo já anunciou que vai “premiar” os Estados que adotam câmeras na hora de fazer a distribuição dos recursos. A ideia agora é também beneficiar prefeituras que adotarem as câmeras nas suas Guardas Civis Metropolitanas. Segundo Pereira, as conversas com os Estados já começaram. Santa Catarina e São Paulo adotaram a medida. Bahia, Rio de Janeiro e Ceará concordaram.

Revista Oeste

  QUE LUTA? FALTOU EXPLICAR.  Faltou esclarecer também que o Zema depois do reajuste de 300% passou a receber o  mesmo valor  que um Coronel...