domingo, 19 de março de 2023

 

Mudanças aprovacada pelo Banco Central, entenda quando o PIX será cobrado

Confira em que momento acontecerá a cobrança do PIX

15/03/2023

Por 

O Pix é hoje o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) foram 26 bilhões de transações e R$ 12,9 trilhões movimentados entre 16 de novembro de 2020, quando o sistema foi criado, e setembro do ano passado.

Contudo, no início deste ano, o Banco Central aprovou uma resolução que altera algumas regras do sistema, como os limites de transferência e o horário noturno. A alteração que mais preocupa os brasileiros, contudo, está nas taxas para uso do Pix.

Uma das características que atraem mais usuários para a ferramenta é sua gratuidade, benefício que alcança pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e empreendedores individuais (EI). Já as pessoas jurídicas podem ser cobradas pelas transferências e pagamentos.

Agora, com as novas mudanças, os públicos que estão isentos podem ter que pagar taxas em algumas situações. Saiba quais são elas.

Taxas no Pix

Segundo o Banco Central, a instituição financeira pode cobrar taxas quando o cliente receber, via Pix:

  • mais de 30 transferência em um mês;
  • transferências por meio de QR Code dinâmico;
  • transferências de pessoas jurídicas via QR Code;
  • dinheiro em uma conta exclusiva para uso comercial.

Assim, as pessoas físicas, MEIs e EIs que se encaixam em uma das situações mencionadas podem ter que pagar pelo Pix porque o BC entende que está havendo uma relação comercial. O valor da cobrança é definido pelo próprio banco e pode ser consultado em seus regimentos e na conta bancária do cliente.

Vale mencionar que a gratuidade do sistema de pagamento não se aplica a operações realizadas por meio de canais de atendimento pessoal ou telefone, somente pela internet., com as novas mudanças, os públicos que estão isentos podem ter que pagar taxas em algumas situações. Segundo o Banco Central, a instituição financeira pode cobrar taxas quando o cliente receber, via Pix mais de 30 transferência em um mês; fize... Leia mais em https://ojornalextra.com.br/noticias/nacional/2023/03/88300-banco-central-autoriza-cobranca-de-taxa-no-pix O conteúdo EXTRA está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo vivo e acessível a todos. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo Extra, com as novas mudanças, os públicos que estão isentos podem ter que pagar taxas em algumas situações. Segundo o Banco Central, a instituição financeira pode cobrar taxas quando o cliente receber, via Pix mais de 30 transferência em um mês; fize... Leia mais em https://ojornalextra.com.br/noticias/nacional/2023/03/88300-banco-central-autoriza-cobranca-de-taxa-no-pix O conteúdo EXTRA está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo vivo e acessível a todos. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo ExtraAgora, com as novas mudanças, os públicos que estão isentos podem ter que pagar taxas em algumas situações. Segundo o Banco Central, a instituição financeira pode cobrar taxas quando o cliente receber, via Pix mais de 30 transferência em um mês; fize... Leia mais em https://ojornalextra.com.br/noticias/nacional/2023/03/88300-banco-central-autoriza-cobranca-de-taxa-no-pix O conteúdo EXTRA está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo vivo e acessível a todos. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo Extra, com as novas mudanças, os públicos que estão isentos podem ter que pagar taxas em algumas situações. Segundo o Banco Central, a instituição financeira pode cobrar taxas quando o cliente receber, via Pix mais de 30 transferência em um mês; fize... Leia mais em https://ojornalextra.com.br/noticias/nacional/2023/03/88300-banco-central-autoriza-cobranca-de-taxa-no-pix O conteúdo EXTRA está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo vivo e acessível a todos. Se deseja compartilhar, utilize os meios fornecidos no Portal Novo Extra