quarta-feira, 22 de março de 2023

 




Alunos com necessidades especiais: como preparar sua escola para a inclusão?Tempo de leitura estimado: 6 min.


25 de setembro de 2019

   

Entenda como você pode preparar sua escola para receber alunos com necessidades especiais e proporcionar um ambiente acolhedor para estes estudantes.

A inclusão nas escolas é um tema muito comentado atualmente. A missão de preparar o ambiente escolar para receber alunos com necessidades especiais não é mais um diferencial, e sim, algo indispensável. O desafio está em fazer as adaptações de forma a dar condições para o desenvolvimento socioemocional desses estudantes.

Com o período de matrículas se aproximando, é importante descobrir quais adaptações são necessárias para que sua escola esteja bem preparada para receber alunos com necessidades especiais. A educação inclusiva engloba vários fatores, que vão desde a estrutura até os métodos de ensino.

Neste artigo, explicaremos a importância do preparo da escola para receber esses estudantes, além de mostrar como essa adaptação deve ser feita e as definições do estatuto da pessoa com deficiência. Acompanhe a leitura!

Qual a importância do preparo para a inclusão escolar?

Uma escola com características saudáveis está preparada para receber qualquer tipo de estudante. É importante que as pessoas com deficiência se sintam acolhidas e inseridas de forma natural às rotinas e métodos de ensino.

O objetivo da educação inclusiva é permitir que esse aluno tenha liberdade e autonomia, aprendendo a agir com naturalidade, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Para alcançar esse objetivo, o diálogo com as famílias é necessário e contribui para a percepção de dificuldades e vitórias.

Existem diferenças entre a educação especial e a inclusiva. No caso da inclusão, o objetivo é proporcionar o acesso à escola regular para qualquer pessoa, não importando as limitações físicas ou intelectuais.

Já a educação especial pretende garantir o desenvolvimento das potencialidades e engloba diferentes métodos de ensino e o auxílio de profissionais capacitados. Portanto, um tipo de educação não exclui o outro, mas se complementam.

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

As adaptações para a educação especial não podem se limitar a atributos estruturais ou físicos. As transformações variam entre vários níveis e falaremos sobre eles na sequência.

Preparo do corpo docente

A capacitação profissional inclui um plano para que os professores e funcionários aprendam como podem contribuir com a educação inclusiva. Dentro de suas funções específicas, todos precisam estar preparados para atuar de forma positiva na educação desses alunos.

Adaptação do projeto pedagógico

Além de receber a matrícula de alunos com necessidades especiais de educação, as escolas precisam oferecer um projeto pedagógico inclusivo. As mudanças são necessárias, dentre elas a eliminação de barreiras arquitetônicas, a introdução de recursos e tecnologias assistivas e a oferta de profissionais do ensino especial.

Uso da tecnologia

A utilização de recursos multifuncionais e tecnologia contribui para o desenvolvimento dos estudantes com necessidades específicas. Quanto mais variadas forem as atividades, maiores serão as chances de respostas positivas dos estudantes.

Medição do desempenho

É importante que os educadores pensem nas lógicas inclusivas na hora de avaliar os conhecimentos de cada estudante. É recomendado que os processos avaliativos não sejam diferenciados, pois a diferenciação não seria saudável. Portanto, é necessário prover os recursos de acessibilidade fundamentais para que as crianças com alguma deficiência participem da mesma avaliação dos demais colegas.

O que diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência sobre o assunto?

O texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxe avanços para a educação especial. Ele obriga as escolas privadas a aplicarem medidas de adaptação para receber estudantes com deficiências no ensino regular. Além disso, estabelece a proibição de qualquer tipo de ônus financeiro nas matrículas e mensalidades.

A lei ainda fala sobre a obrigatoriedade da adoção de um projeto pedagógico que assegure o atendimento especializado para o estudante com deficiência, que precisa estar acompanhado por um profissional capacitado para a atividade.

As atitudes discriminatórias, impedimento do exercício de direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, assim como o abandono ou exclusão, podem render pena de até 3 anos de reclusão, mais multa.

Como garantir um ambiente propício para o desenvolvimento socioemocional?

Nos tópicos acima, falamos sobre algumas adaptações e mudanças que devem ser realizadas para receber alunos com necessidades especiais. Além disso, é interessante saber o que fazer a fim de garantir um ambiente que proporcione desenvolvimento para esses estudantes. Vamos conferir alguns passos que podem ser seguidos.

Conhecer o estudante de forma integral

Uma boa maneira de proporcionar desenvolvimento para alunos especiais é buscar compreender profundamente as individualidades de cada um. Isso pode ser feito ao conhecer o histórico escolar, as preferências e as habilidades. Dessa maneira, é possível encontrar maneiras mais favoráveis para promover o crescimento socioemocional.

Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos

A escola não deve ser um ambiente de discriminação e exclusão. Portanto, é desejável que os professores e colaboradores ofereçam atividades colaborativas, incentivem a noção de respeito ao próximo e compreendam que todos têm o mesmo valor e importância.

Parceria entre escola e família

A família pode contribuir para o engajamento das crianças na escola. O diálogo entre instituição e familiares deve permanecer aberto, proporcionando a oportunidade de detectar o que está funcionando e as dificuldades no processo educacional.

De que maneira o programa Escola da Inteligência pode contribuir?

A Escola da Inteligência é um programa educacional que tem o objetivo de desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Esse método proporciona a melhoria nos índices de aprendizagem, redução da indisciplina e o aprimoramento das relações interpessoais, além de outros benefícios.

Com uma participação maior da família na formação integral dos alunos, o programa é eficiente para contribuir e oferecer melhores resultados no acolhimento de estudantes com deficiências. O enfoque nas habilidades de construir relações saudáveis e o combate ao bullying também ajudam a entender as diferenças e respeitá-las, tornando o ambiente mais agregador.

Com a leitura desse artigo, você percebeu que inclusão escolar é de grande importância para as instituições. As adaptações com o objetivo de acolher alunos com necessidades especiais não devem ser feitas apenas na parte física, sendo importante mudar o programa pedagógico e capacitar os profissionais para exercerem papéis relevantes nesse processo.

Você gostou de aprender mais sobre educação inclusiva? Então, aproveite para entrar em contato conosco e receber mais informações sobre como a Escola da Inteligência pode contribuir para a inclusão do ambiente escolar