quarta-feira, 26 de outubro de 2022


 (Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé) 

2 Timóteo 4:7 – 8


Caros companheiros,

No dia 01/09/1992, eu e mais 40 candidatos aprovados ao CFSD-02/92 adentrávamos pela antiga cancela da sentinela do 12°BPM para iniciarmos a carreira de Policial Militar. Ter sido aprovado e selecionado era a realização de um sonho que tinha desde criança e uma necessidade profissional de momento.

Naquele dia, meu coração parecia que não ia caber dentro do peito de tanta alegria.

No começo não foi fácil, pois tinha que enfrentar os desafios, medos e responsabilidades que a função de policial militar impôs sobre os meus ombros, além disso, tive que me adaptar as mudanças de civil para militar.

Com o passar do tempo as coisas foram se ajeitando e a vida seguiu o seu curso normal. Fiz muitas amizades, conquistei meu lugar na gloriosa PM MG, instituição esta que tenho orgulho em dizer que sou um de seus integrantes.

Com o passar dos tempos, muitos foram se tombando pelo caminho, sejam por mortes naturais, mortes provocadas, doenças infectocontagiosas e ou desligamento voluntários e ou não. Mas graças a Deus e a meus familiares, superei todos os obstáculos que a vida e a profissão me impuseram. Foram 30anos e dois meses de efetivo serviço de superação total, matando um leão a cada dia. Mas enfim quem persegue seu objetivo, sempre alcança.

Os anos se passaram e hoje estou me transferindo para a reserva remunerada, voltando ao seio de meus familiares. 

No dia da inclusão meu coração transbordava de alegria, hoje meu coração está cheio de um sentimento misto de alegria e gratidão. Alegria por ter chegado ao final da carreira e gratidão a Deus por ter me permitido chegar até aqui e por ter me concedido o privilégio de servir junto de profissionais competentes como a tropa do 12º BPM.

Aos amigos que conquistei, minha gratidão, aos colegas que me ensinaram a trabalhar, meu muito obrigado, pois todos contribuíram para que minha história dentro da PM MG, fosse construída de forma ímpar, honesta e principalmente coroada de êxito.

Por fim, meu muito obrigado a todos que uma forma ou de outra, me moldaram e me ajudaram a ser um ser humano melhor.

Casamento comunitario hoje em Buritis, área da 16ª RPM. Foram 23 casais, quatro deles, detentos. A banda da PMMG, se fez presente. Lembrando que hoje, em Arinos teve inauguração da nova sede do quartel lá a banda não foi tocar.

 Casamento comunitario hoje em Buritis, área da 16ª RPM. Foram 23 casais, quatro deles, detentos. A banda da PMMG, se fez presente. Lembrand...