terça-feira, 23 de junho de 2026

Queremos novas unidades dos Colégios Tiradentes, mas não à custa do fechamento ou da descaracterização de escolas estaduais já em funcionamento.

 


Queremos novas unidades dos Colégios Tiradentes, mas não à custa do fechamento ou da descaracterização de escolas estaduais já em funcionamento.

A prioridade de vagas dos Colégios Tiradentes está prevista na Lei Estadual nº 20.010/2012, contemplando dependentes de militares da PMMG e do Corpo de Bombeiros, além de outros grupos definidos em lei. Posteriormente, os netos de militares também passaram a integrar esse grupo prioritário.

Diante disso, surge uma pergunta legítima: por que não criar novas unidades do zero, utilizando prédios públicos ociosos ou até espaços que possam ser cedidos pelos municípios, em vez de transformar escolas estaduais que já atendem suas comunidades?

Também é preciso considerar os impactos da mudança. Os Colégios Tiradentes possuem estrutura própria, regras específicas, uniforme e materiais que representam custos adicionais para as famílias. Além disso, os professores dessas unidades pertencem a um sistema próprio de ensino, vinculado à Diretoria de Educação Escolar da PMMG, o que levanta questionamentos sobre a situação dos profissionais que hoje atuam nas escolas que seriam transformadas.

A expansão da rede pode ser positiva, mas ela precisa ocorrer com planejamento, respeito à legislação e transparência. Não faz sentido retirar uma escola de uma comunidade para instalar outra no mesmo local, criando novos problemas para resolver antigos desafios.

O debate não deve ser entre ser contra ou a favor dos Colégios Tiradentes. A questão é como ampliar a oferta sem prejudicar alunos, famílias e servidores que já fazem parte da rede estadual.

É importante que a sociedade acompanhe essa discussão com atenção e analise os impactos reais dessas mudanças para a educação pública mineira.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

 




Prezado Senhor Subten William


Recebi o histórico do REDS, bem como os vídeos da ocorrência de Conceição das Alagoas, mesmo com a instabilidade do sistema, além de todo o material relacionado aos fatos.


As publicações foram feitas com base no conjunto completo das informações disponíveis, incluindo registros que permitem compreender a sequência da ocorrência.


Os vídeos que mostram a mulher agredindo e ameaçando outras pessoas foram publicados no mesmo contexto temporal das imagens da abordagem e da prisão realizada pelos policiais militares de Conceição das Alagoas.


A postagem já contempla a ocorrência em sua integralidade, com os diferentes momentos devidamente apresentados, evitando qualquer recorte que distorça a leitura dos fatos.


Recomendo a observação atenta do material antes de qualquer conclusão.


Ressalto ainda que veículos como Record Minas, Itatiaia e O Tempo solicitaram autorização para reprodução do conteúdo, o que reforça a consistência e relevância do material divulgado.


Por fim, qualquer dúvida ou solicitação deve ser encaminhada diretamente a mim, dispensando intermediários, a fim de evitar ruídos na comunicação.


Atenciosamente,

Renata Pimenta

31 986497098 


Reajuste dos servidores: saiba uem votou contra emenda que aumentaria índice para 10,67%% Emenda autorizativa que previa o aumento do reajuste geral os servidores para 10,67% foi rejeitada por 34 votos contra 30 a favor

 


 


Nota de Falecimento


Faleceu aos 42 anos, Emerson Costa Soares, nascido em 04 de agosto de 1983.


A despedida será realizada no dia 23 de junho de 2026, das 10h às 11h, na Capela Metropax, localizada na Rua João Lélio Nogueira Filho, nº 2090, bairro Status, em Ribeirão das Neves.


O sepultamento está previsto para as 11h30, no Cemitério Porto Seguro.


Aos familiares e amigos, nossos sentimentos e solidariedade neste momento de dor.


"Para sempre em nossos corações." 💐

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão que reconheceu o direito de um policial militar de Minas Gerais de contabilizar, para fins de aposentadoria e adicionais, o período em que atuou como guarda mirim em Teófilo Otoni na década de 1990.


A decisão foi proferida pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin, que rejeitou recurso apresentado pelo Governo de Minas Gerais. Com isso, permanece válido o entendimento da Justiça mineira de que a atividade exercida pelo militar foi devidamente comprovada e pode ser considerada como tempo de serviço.


O Estado argumentava que não havia vínculo empregatício entre o policial e o governo durante o período na Guarda Mirim, além de sustentar a ausência de contribuições previdenciárias. No entanto, as instâncias da Justiça de Minas entenderam que a comprovação do serviço prestado era suficiente para o reconhecimento do tempo para fins previdenciários.


O caso envolve um terceiro-sargento da Polícia Militar de Minas Gerais que participou da Guarda Mirim de Teófilo Otoni entre os anos de 1991 e 1996. A Justiça reconheceu parte desse período, considerando apenas o tempo posterior ao momento em que ele atingiu a idade mínima exigida para ingresso no programa.


Ao analisar o recurso, o STF concluiu que a discussão dependia da reavaliação de provas e da interpretação da legislação estadual, matérias que não podem ser revistas pela Corte em recurso extraordinário. Dessa forma, a decisão favorável ao militar foi mantida.


A decisão pode interessar a outros militares que participaram de programas de Guarda Mirim e buscam o reconhecimento desse período para fins de aposentadoria, embora cada caso dependa da análise das provas e das circunstâncias específicas.

*"MESMO COM O SACRIFICIO DA PRÓPRIA VIDA*"

 


*"MESMO COM O SACRIFICIO DA PRÓPRIA VIDA*" 


" Que não sejam muitos, mas que os poucos sejam eternamente lembrados "

Cel Frederico  https://www.policiamilitar.mg.gov.br/site/herois

Abertura da folha/margem

 


domingo, 21 de junho de 2026

 


 Ao longo dos anos, sempre vimos muitos discentes relatarem insatisfações quanto à forma como são tratados nos cursos da PM, especialmente no CEFS. Por isso, considero importante destacar a excelente qualidade do CEFS/2026.

A Academia de Polícia Militar, sob a liderança do Coronel Trant, tem conduzido um trabalho extremamente técnico e profissional. Da mesma forma, o Tenente Coronel Mafra, comandante da EFAS, e o Capitão Caetano, Coordenador do curso, vêm desempenhando uma missão admirável à frente do CEFS/2026.


Temos vivenciado um curso de elevado nível técnico, conduzido com seriedade, respeito e profissionalismo. É justo reconhecer e valorizar o trabalho desses comandantes e instrutores, que têm demonstrado que é possível aliar disciplina e excelência à dignidade e ao respeito com os discentes. O CEFS/2026 certamente deixa um exemplo positivo e uma referência para as futuras turmas.


Aluno do CEFS

Enquete

 


Vote no seu candidato a Deputado estadual ou federal pelo QR code

Reajuste dos servidores: saiba quem votou contra emenda que aumentaria índice para 10,67% 5 de junho de 2024

 


Reajuste dos servidores: saiba quem votou contra emenda que aumentaria índice para 10,67%

Votaram contra o aumento do reajuste para 10,67%:

  1. Adriano Alvarenga (PP)
  2. Alencar da Silveira Jr. (PDT)
  3. Alê Portela (PL)
  4. Antônio Carlos Arantes (PL)
  5. Bim da Ambulância (Avante)
  6. Bosco (Cidadania)
  7. Carlos Henrique (Republicanos)
  8. Cassio Soares (PSD)
  9. Coronel Henrique (PL)
  10. Dr. Maurício (Novo)
  11. Duarte Bechir (PSD)
  12. Enes Cândido (Republicanos)
  13. Gil Pereira (PSD)
  14. Grego da Fundação (PMN)
  15. Gustavo Santana (PL)
  16. Ione Pinheiro (União)
  17. João Junior (PMN)
  18. João Magalhães (MDB)
  19. Lud Falcão (Podemos)
  20. Maria Clara Marra (PSDB)
  21. Marli Ribeiro (PL)
  22. Nayara Rocha (PP)
  23. Neilando Pimenta (PSB)
  24. Oscar Teixeira (PP)
  25. Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
  26. Rafael Martins (PSD)
  27. Raul Belém (Cidadania)
  28. Roberto Andrade (PRD)
  29. Rodrigo Lopes (União)
  30. Thiago Cota (PDT)
  31. Tito Torres (PSD)
  32. Vítor Junior (PP)
  33. Zé Guilherme (PP)
  34. Zé Laviola (Novo)

Compareceram ao plenário, mas não votaram na emenda de 10,67%:

  1. Charles Santos (Republicanos)
  2. Chiara Biondini (PP)
  3. Doorgal Andrada (PRD)
  4. Doutor Wilson Batista (PSD)
  5. Dr. Jorge Ali (PSB)
  6. João Vitor Xavier (Cidadania)
  7. Tadeu Martins Leite (MBD) – presidente da ALMG, não vota

Não compareceram ao plenário:

  1. Arlen Santiago (Avante)
  2. Celinho do Sintrocel (PTdoB)
  3. Douglas Melo (PSD)
  4. Fábio Avelar (Avante)
  5. Leandro Genaro (PSD)
  6. Macaé Evaristo (PT)

Fonte: Jornal O Tempo

sábado, 20 de junho de 2026


família do cacique Raoni não recusou o transporte por questão política ou por desconfiança da aeronave oferecida.

Segundo a nota divulgada pela família e pelo Instituto Raoni, a Sesai conseguiu uma UTI aérea que viria de Minas Gerais para buscá-lo em Mato Grosso. Porém, médicos e familiares avaliaram que esperar a chegada dessa aeronave poderia atrasar a transferência de Raoni para o hospital especializado em São Paulo.

Por isso, foi solicitado apoio ao Governo de Mato Grosso, que disponibilizou uma aeronave mais rapidamente. A prioridade era fazer o transporte no menor tempo possível devido ao estado de saúde do líder indígena.

Em resumo:

✅ Houve recusa da UTI aérea articulada pela Sesai/Governo Federal.

✅ A recusa não foi por rejeição ao serviço ou por motivo político.

✅ A família alegou que a aeronave de Mato Grosso chegaria mais rápido.

✅ A decisão foi tomada com base na urgência médica e recomendação da equipe de saúde.

A própria família afirmou que agradece tanto ao Governo de Minas Gerais quanto ao Governo de Mato Grosso e à Sesai pelo apoio prestado durante a transferência.

 


O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) @bombeirosmg

ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores na rede social Instagram. consolidando-se como a instituição de segurança pública com maior alcance digital no estado. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) @pmmg.oficial

também registra números expressivos, com cerca de 904 mil seguidores. Na sequência aparecem a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG),  @pcmg.oficial

com aproximadamente 300 mil seguidores, e a Polícia Penal de Minas Gerais,@depenmg

 com cerca de 125 mil seguidores.

 


Datafolha: Zema tem 2% e é o que menos pontua no segundo turno

Ex-governador mineiro é o quinto colocado no levantamento divulgado neste sábado (20/6)



https://www.em.com.br/politica/2026/06/7445275-datafolha-zema-tem-2-e-e-o-que-menos-pontua-no-segundo-turno.html

Heróis invisíveis, vidas esgotadas: a verdade nua e crua sobre a PMSP

 

:



Jornal da Cidade de Franca e Região
Edição: Envios Diretos – 45.495
Franca/SP, sábado, 20 de junho de 2026
Verdade

ARTIGO – Verdade

Sandra Campos – Ativista pela vida

Heróis invisíveis, vidas esgotadas: a verdade nua e crua sobre a PMSP

Você já parou para se perguntar qual é o efetivo real da Polícia Militar em São Paulo para proteger 46 milhões de habitantes?

O papel diz 94 mil policiais, mas a realidade das ruas assusta. Descontando férias, assessorias, licenças e funções administrativas, restam cerca de 54 mil no policiamento ostensivo. Divididos pela escala 12x36, temos apenas cerca de 13.500 policiais militares por turno para cobrir os 645 municípios paulistas. A conta simplesmente não fecha.

Por trás do orgulho de envergar a farda e realizar um sonho, há uma tropa exausta, endividada e desmotivada. A realidade é cruel: fadiga física e mental, jornadas exaustivas, assédio, cobranças desmedidas e um salário descompassado com o custo de vida.

Enquanto em Goiás o salário bruto é de R$ 9.182, em São Paulo, o estado mais rico da federação, o PM recebe R$ 4.852. Quase metade.

Em 2025, tivemos 917 pedidos de exoneração — quase três policiais pedindo para sair todos os dias. O dado mais doloroso, porém, é o crescimento assustador dos suicídios entre a categoria. O desamparo jurídico e institucional mina a saúde mental.

Antes de ser um escudo da sociedade, o PM é um pai de família, um ser humano que sangra e sente.

Sandra oferece acolhimento e escuta amiga por meio do projeto “Não te julgo, te ajudo!”. Se o peso estiver insuportável, não passe por isso sozinho. WhatsApp: (11) 94813-7799. Você não está sozinho, @sandracamposa.

O resultado desse descaso é alarmante. No ano de 2025, tivemos 917 pedidos de exoneração — quase três policiais pedindo para sair todos os dias.

Sandra atua como ativista pela vida através do projeto “Não te julgo, te ajudo!”, oferecendo acolhimento e escuta amiga.



25 policiais militares deixam a PM de São Paulo para seguir novas carreiras e concursos públicos

 


25 policiais militares deixam a PM de São Paulo para seguir novas carreiras e concursos públicos

Ao todo, 25 policiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo foram citados na portaria recente de desligamento.

Eles saíram de diferentes regiões do estado de São Paulo, incluindo unidades da capital, interior, batalhões rodoviários, bombeiros e unidades ambientais.

Para onde estão indo:

Os destinos mais comuns desses policiais são:

Guarda Civil Municipal de Santos (SP)


Judiciário paulista (cargo de escrevente técnico em diferentes comarcas, como Caçapava, Campinas e capital)


Ministério Público em Osasco (SP)


Polícia Militar do Rio Grande do Sul


Polícia Militar do Paraná


Outros seguem em transição após pedido de exoneração, sem novo cargo informado no texto oficial


São policiais de várias regiões do estado que deixaram a PM, principalmente por dois motivos: pedido próprio de saída ou aprovação em novos concursos públicos em outras instituições de segurança e do sistema de Justiça.

Renata Pimenta

NOTA DE FALECIMENTO

 








NOTA DE FALECIMENTO




É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do militar veterano Helber Salmon Soares Alves, ocorrido em 19 de junho de 2026.


Integrante da 3ª Companhia do BG durante sua trajetória na corporação, Helber deixa familiares, amigos e companheiros de farda enlutados por sua partida.


Velório

Memorial do Grupo Zelo

Av. do Contorno, 8657 – Gutierrez, Belo Horizonte/MG

20 de junho de 2026, das 11h30 às 15h


Sepultamento

Cemitério Parque Belo Vale

20 de junho de 2026, às 16h


Que Deus o receba em Sua glória e conceda conforto aos familiares e amigos neste momento de dor.


Helber Salmon Soares Alves

28/09/1967 – 19/06/2026


Sua lembrança permanecerá para sempre em nossos corações.



Projeto que permite a policiais e bombeiros manter arma institucional após aposentadoria avança na ALMG

 


O Projeto de Lei que garante aos policiais civis, militares, penais e bombeiros o direito de permanecer com a arma institucional após a aposentadoria ou reforma avançou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e recebeu parecer favorável também da Comissão de Segurança Pública.

A medida tem como objetivo assegurar que profissionais da segurança pública, mesmo após deixarem o serviço ativo, possam manter o porte da arma institucional, considerando os riscos inerentes à atividade exercida ao longo da carreira.

Entre os argumentos apresentados em defesa da proposta está o fato de que policiais e bombeiros aposentados ou reformados continuam sendo conhecidos por criminosos e podem permanecer expostos a situações de risco. Nesse contexto, a manutenção da arma institucional é vista como uma forma de garantir a defesa pessoal e a proteção de suas famílias.

Outro ponto destacado é a possibilidade de que esses profissionais possam auxiliar em situações emergenciais ocorridas em locais públicos, contribuindo para a preservação da ordem e a proteção da população.

O projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Candidato com nanismo não recorrerá mais após reprovação em concurso da PCMG

 


18/06/2026


O advogado Matheus Menezes, candidato ao cargo de delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, teve negado o último recurso administrativo apresentado à Fundação Getulio Vargas (FGV) após ser novamente considerado inapto no Exame Biofísico do concurso.


Segundo a defesa, não haverá novos recursos administrativos ou judiciais sobre o caso. O advogado Flávio Britto informou que Matheus decidiu encerrar a discussão e concentrar seus esforços na preparação para outros concursos públicos.


O caso ganhou repercussão nacional após o STF reconhecer que a banca deveria ter realizado adaptações razoáveis no Teste de Aptidão Física em razão do nanismo do candidato. A decisão do ministro Alexandre de Moraes anulou a primeira reprovação e garantiu a realização de um novo exame adaptado.


Após a reaplicação do teste, a FGV informou ter cumprido integralmente a determinação judicial e manteve o resultado de inaptidão. O recurso administrativo apresentado pela defesa foi analisado e indeferido, encerrando a participação do candidato no certame.


De acordo com a defesa, a principal vitória obtida no processo foi o reconhecimento, pelo STF, da necessidade de adaptação do exame físico para candidatos com deficiência, entendimento que poderá servir de referência para situações semelhantes em futuros concursos públicos.


Independentemente do resultado final, é justo reconhecer a persistência e a determinação de Matheus Menezes ao longo de toda essa trajetória. Defender aquilo em que se acredita, enfrentar desafios e seguir em frente mesmo diante das dificuldades é algo digno de respeito.


Que essa experiência seja apenas mais um capítulo de sua caminhada profissional. Desejo sucesso nos próximos concursos, novas oportunidades e muitas conquistas pela frente. Que Deus abençoe seus passos, conceda força, sabedoria e perseverança para alcançar seus objetivos.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Trans aprovada na PMSC após teste físico feminino é barrada, mas “justiça” manda manter a vaga

 


Trans aprovada na PMSC após teste físico feminino é barrada, mas “justiça” manda manter a vaga

A mulher trans Dannyele Catherine foi aprovada no Teste de Aptidão Física (TAF) feminino do concurso para soldado temporário da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) após decisão judicial. No entanto, após constar na lista de classificados, ela foi reprovada na fase de investigação social e agora mantém a vaga reservada por força de liminar judicial.

O caso envolveu os seguintes desdobramentos:

Critérios do Teste Físico: Inicialmente, a candidata foi convocada para realizar o TAF com parâmetros masculinos. Ela acionou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e obteve o direito de ser avaliada segundo sua identidade de gênero, utilizando os índices do TAF feminino.
Aprovação e Exclusão: Após ser aprovada no exame físico e integrada ao resultado final, o nome da candidata foi retirado da lista de classificados durante a etapa de investigação social.
Decisão Atual: A defesa entrou com um novo pedido, e um juiz determinou que a PMSC apresentasse formalmente os fundamentos da exclusão, garantindo a reserva da vaga até o julgamento final do mérito.

 Parabéns ao Coronel Leonardo Teixeira Leão pela merecida promoção ao mais alto posto do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Sua trajetória profissional, marcada por dedicação, competência e relevantes serviços prestados à sociedade mineira, reflete o compromisso e a excelência que caracterizam a Corporação.

Que esta nova etapa seja repleta de realizações, desafios superados e conquistas, servindo de inspiração para as futuras gerações de bombeiros militares.

Sucesso na missão e votos de uma gestão profícua à frente dos novos desafios.






Itaú foi o banco vencedor do leilão da folha de pagamentos dos servidores de Minas.

 




Lula desembarca em Belo Horizonte e dá início a compromissos em Minas Gerais


🤳🏽 Clique e leia mais: https://www.itatiaia.com.br/politica/eleicoes/lula-desembarca-em-belo-horizonte-e-da-inicio-a-compromissos-em-minas-gerais/



Dois homens, de 27 e 31 anos, morreram durante uma intervenção da Polícia Militar



Dois homens, de 27 e 31 anos, morreram durante uma intervenção da Polícia Militar de Minas Gerais na noite de quinta-feira (18), no bairro Alto do Cabral, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o boletim de ocorrência, os militares foram ao local após uma denúncia e, ao entrarem na residência com autorização de uma mulher que estava no imóvel, encontraram dois homens armados. Ainda conforme o registro policial, os suspeitos correram para um quarto e não obedeceram às ordens para largar as armas, momento em que foram atingidos por disparos efetuados pelos policiais.

Os dois foram socorridos para a UPA de Sabará, mas não resistiram aos ferimentos. A polícia informou que ambos possuíam passagens anteriores.

Na casa, os militares também localizaram 78 invólucros com cocaína. A mulher que permitiu a entrada da equipe foi presa após, segundo o boletim, reagir à abordagem e tentar agredir um policial com chutes.

A Corregedoria da PM acompanha o caso.

Justiça confirma decisão da PMMG de não promover policial Ação questionava progresso na carreira por ato de bravura 18/06/2026 -


A decisão do TJMG é juridicamente compreensível, mas levanta uma reflexão importante.

Um policial militar desce amarrado por cordas em uma área de risco para resgatar uma pessoa que havia sido jogada de um penhasco. A vítima sobrevive. Ainda assim, a corporação entende que a ação não caracteriza ato de bravura para fins de promoção.

O Judiciário decidiu que não cabe ao juiz dizer quem merece ou não a promoção. Pela legislação e pelo princípio da separação dos poderes, essa avaliação pertence à administração militar. Do ponto de vista jurídico, a decisão segue a jurisprudência dos tribunais superiores.

Mas a discussão não termina aí.

Se uma ação como essa não é considerada bravura, quais situações seriam? Essa é uma pergunta legítima que muitos policiais e cidadãos certamente farão.

Também é preciso lembrar que promoções por ato de bravura existem justamente para reconhecer situações excepcionais, que vão além do dever normal da função. Todo policial assume riscos inerentes à profissão, mas nem toda ocorrência exige que ele coloque a própria vida em perigo para salvar outra pessoa.

Quando um militar desce por cordas em uma área com risco de deslizamento para resgatar uma vítima em circunstâncias extremas, é natural que a sociedade e a própria tropa enxerguem nessa conduta um exemplo de coragem e dedicação ao serviço público.

Valorizar profissionais da segurança pública não significa distribuir promoções sem critérios. Porém, critérios excessivamente rígidos ou interpretações restritivas também podem gerar a sensação de que o esforço extraordinário não é reconhecido.

O debate, portanto, não é apenas jurídico. É institucional. Diz respeito aos critérios utilizados para valorizar aqueles que, em momentos críticos, tomam decisões que podem custar a própria vida em benefício de terceiros.

Reconhecimento não é apenas uma questão financeira ou de progressão na carreira. É também uma forma de demonstrar quais valores a instituição deseja incentivar e destacar perante seus integrantes e perante a sociedade.

A decisão pode estar correta sob o aspecto legal. Isso não impede o debate sobre os critérios adotados pela própria administração para definir o que é, de fato, um ato de bravura.

Porque uma coisa é o que a lei permite. Outra é a mensagem que se transmite à tropa quando um resgate dessa natureza não recebe o reconhecimento esperado.

Por isso, mesmo com a controvérsia jurídica encerrada, a discussão sobre o conceito de bravura e sobre os limites desse reconhecimento permanece aberta.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Meninas, ouçam com atenção! Andem sempre com uma faca e uma fruta na bolsa. As artérias principais ficam no pescoço, virilha e atrás do joelho.Se um policial lhe parar, a faca é pra fruta; se um homem lhe parar, ele é a fruta! Espero ter ajudado.

 


Meninas, ouçam com atenção! Andem sempre com uma faca e uma fruta na bolsa. As artérias principais ficam no pescoço, virilha e atrás do joelho.Se um policial lhe parar, a faca é pra fruta; se um homem lhe parar, ele é a fruta!

Espero ter ajudado. 

 



Ribeirão das Neves. Net

Enquanto o debate sobre direitos humanos no sistema prisional ganha destaque, existe uma pergunta que raramente recebe a mesma atenção: quem cuida dos direitos humanos dos servidores que trabalham dentro das unidades?

Dados do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos apontam que 83% das denúncias recebidas em Minas Gerais em 2025 estavam relacionadas ao sistema prisional. Os números são preocupantes e exigem apuração rigorosa sempre que houver suspeita de violação de direitos.

Mas a realidade também expõe outro problema: a falta de efetivo, a sobrecarga de trabalho, o adoecimento físico e mental dos policiais penais e as condições muitas vezes precárias enfrentadas por quem está diariamente na linha de frente da custódia de milhares de pessoas privadas de liberdade.

Garantir direitos humanos não significa olhar apenas para um lado. Significa assegurar dignidade, segurança e respeito para todos os envolvidos no sistema prisional.

Um sistema prisional mais humano passa pela proteção dos Enquanto o debate sobre direitos humanos no sistema prisional ganha destaque, existe uma pergunta que raramente recebe a mesma atenção: quem cuida dos direitos humanos dos servidores que trabalham dentro das unidades?


Dados do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos apontam que 83% das denúncias recebidas em Minas Gerais em 2025 estavam relacionadas ao sistema prisional. Os números são preocupantes e exigem apuração rigorosa sempre que houver suspeita de violação de direitos.


Mas a realidade também expõe outro problema: a falta de efetivo, a sobrecarga de trabalho, o adoecimento físico e mental dos policiais penais e as condições muitas vezes precárias enfrentadas por quem está diariamente na linha de frente da custódia de milhares de pessoas privadas de liberdade.


Garantir direitos humanos não significa olhar apenas para um lado. Significa assegurar dignidade, segurança e respeito para todos os envolvidos no sistema prisional.


Um sistema prisional mais humano passa pela proteção dos custodiados, mas também pela valorização e pelo fortalecimento dos profissionais que sustentam esse sistema todos os dias.



 


Uma mulher de 28 anos morreu após ser baleada durante uma operação da Polícia Civil no bairro Bosque, em Araguari, no Triângulo Mineiro, na manhã desta quarta-feira (17).

De acordo com a corporação, a ocorrência aconteceu durante o cumprimento de mandados judiciais em um imóvel. Segundo a versão apresentada pela Polícia Civil, a mulher teria tentado tomar a arma de um dos policiais que participavam da operação, momento em que foi atingida por disparos.

A vítima foi identificada como Catarina Andrade. Conforme informações apuradas pela TV Integração, ela trabalhava no Cartório de Registro de Imóveis de Araguari.

As circunstâncias da ocorrência deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Veteranos do Alto São Francisco aprovam Estatuto e avançam na formalização da associação*


 *Veteranos do Alto São Francisco aprovam Estatuto e avançam na formalização da associação* 


 _Documento consolida criação da entidade e fortalece ações em defesa da valorização e do bem-estar dos militares da reserva e reformados_ 


     Os veteranos da Polícia Militar da região do Alto São Francisco deram um importante passo para a consolidação de sua representatividade. 


    Reunidos na noite da quarta-feira 17, na sede da 110ª Companhia da Polícia Militar, os associados aprovaram, após amplo debate e análise, o Estatuto da Associação dos Veteranos do Alto São Francisco.


     O encontro teve início às 19 horas e foi conduzido pelo vice-presidente da entidade, subtenente veterano Roberto Carlos Tomaz, que destacou a importância da aprovação do documento para a legalização da associação e para o fortalecimento das ações em benefício dos militares veteranos.


    Segundo Tomaz, a próxima etapa será a realização dos registros cartorários, formalizando a constituição da entidade. Ele

 


Centrão e PL articulam derrubada de veto e defendem idade máxima de 35 anos para ingresso na PM

O Congresso Nacional deverá analisar nesta quinta-feira (18), às 10h, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que estabelece 35 anos como idade máxima para ingresso nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. A proposta tem apoio de parlamentares do Centrão e da oposição, que trabalham para reverter a decisão presidencial.

Lula vetou integralmente o texto sob a justificativa de "contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade". Segundo o governo federal, a definição dos requisitos para ingresso nas corporações militares estaduais é uma competência dos estados, e a criação de um limite nacional de idade poderia ferir a autonomia estadual.

Os defensores da proposta argumentam que a medida ampliaria o número de candidatos aptos aos concursos, reduziria divergências entre as legislações estaduais e garantiria mais segurança jurídica aos certames. Para derrubar o veto presidencial, serão necessários os votos favoráveis de pelo menos 257 deputados e 41 senadores.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

 



A violência contra a mulher não é apenas a agressão física. Ela pode acontecer de várias formas, muitas vezes silenciosas e difíceis de identificar.

Violência física: empurrões, tapas, socos, chutes, queimaduras, estrangulamento ou qualquer agressão ao corpo.

Violência psicológica: humilhações, ameaças, chantagens, xingamentos, manipulação, perseguição, isolamento de amigos e familiares, controle excessivo e tentativas de destruir a autoestima da vítima.

Violência moral: calúnias, difamações, mentiras, exposição pública para humilhar ou desacreditar a mulher.

Violência patrimonial: destruição de objetos pessoais, retenção de documentos, controle do dinheiro, impedimento de trabalhar ou apropriação de bens e patrimônio.

Violência sexual: qualquer ato sexual sem consentimento, pressão para manter relações, impedimento do uso de métodos contraceptivos ou imposição de gravidez, aborto ou práticas sexuais indesejadas.

Violência digital: divulgação de fotos íntimas sem autorização, perseguição nas redes sociais, invasão de contas, monitoramento de mensagens, exposição e ameaças pela internet.

Muitas vezes o feminicídio é o último capítulo de uma sequência de violências que começou com controle, humilhações, ameaças e agressões aparentemente "menores". Por isso, toda forma de violência deve ser levada a sério.

Uma mulher não precisa estar machucada fisicamente para ser vítima de violência. O medo constante, a humilhação diária e a perda da liberdade também deixam marcas profundas.

As marcas que não aparecem foram deixadas por uma violência que muitas mulheres conhecem bem.



 As marcas que não aparecem foram deixadas por uma violência que muitas mulheres conhecem bem.

Durante muito tempo, mulheres são ensinadas a suportar. A perdoar. A compreender. A dar mais uma chance. A acreditar que vai mudar.

E quando finalmente criam coragem para denunciar, muitas vezes encontram um novo obstáculo: pessoas tentando convencê-las a desistir.

Se o seu companheiro diz para você não denunciar, denuncie.

Se um líder religioso tenta fazer você acreditar que denunciar é falta de perdão, denuncie.

Se um chefe usa sua posição para intimidar você e impedir que procure ajuda, denuncie.

Se qualquer autoridade tentar colocar medo na sua decisão de buscar justiça, denuncie.

Porque ninguém que realmente se preocupa com a sua vida vai pedir que você permaneça em silêncio diante da violência.

O feminicídio não começa com a notícia no jornal.

Ele começa quando a primeira agressão é ignorada.

Quando a primeira ameaça é minimizada.

Quando a vítima é desacreditada.

Quando o agressor percebe que ninguém vai impedi-lo.

Muitas mulheres que hoje estão em estatísticas já tentaram pedir ajuda um dia. Muitas já ouviram frases como "pense bem", "não faça isso", "você vai destruir uma família", "ele vai mudar", "não exagere".

Nenhuma mulher deveria carregar a culpa pela violência que sofreu.

A culpa é de quem agride.

A culpa é de quem ameaça.

A culpa é de quem tenta silenciar.

Eu sobrevivi para contar minha história.

Muitas não tiveram a mesma oportunidade.

Por elas, por nós e pelas que ainda estão sofrendo em silêncio, eu me recuso a me calar.

Se você está vivendo qualquer forma de violência, saiba de uma coisa: você não está sozinha.

Sua vida vale mais do que o medo.

Sua vida vale mais do que a opinião dos outros.

Sua vida vale mais do que a imagem de qualquer agressor.

Fale.

Denuncie.

Procure ajuda.

Quebre o silêncio antes que ele se transforme em uma tragédia.

Nenhuma mulher a menos.

 



A convocação de mais 400 aprovados para a Polícia Penal de Goiás, publicada nesta terça-feira (17), voltou a chamar a atenção de servidores de outros estados, inclusive de Minas Gerais.

Segundo informações obtidas, na primeira turma do curso de formação já houve a migração de policiais mineiros. Agora, a expectativa é que entre 15 e 20 servidores de Minas também sigam para Goiás na próxima turma, prevista para iniciar em agosto.

Entre os principais atrativos estão a remuneração, os valores pagos por serviços extraordinários e a escala de trabalho de 48 horas por 144 horas de descanso. De acordo com servidores, a soma dos vencimentos com os plantões extras pode fazer com que a remuneração ultrapasse R$ 10 mil mensais.

A movimentação reforça o debate sobre a valorização dos profissionais da segurança pública e a necessidade de políticas de retenção de servidores nos estados que enfrentam evasão de efetivo.

Aos policiais mineiros que estão seguindo para Goiás, fica o reconhecimento e a gratidão pelos serviços prestados à população de Minas Gerais. Que essa nova etapa seja marcada por conquistas, valorização profissional e realização pessoal.

Desejamos sucesso na nova jornada. Obrigado pelo trabalho realizado em Minas. Sejam felizes e que Deus abençoe o caminho de cada um.


Renata pimenta 

UM dos Integrantes é do CBMMG. Prestigie!🎸🤘

 


CFSD 1/2002 - EU ESTAVA LÁ 🫶

 


Lula diz que "nunca foi esquerdista"




CNN/VEJA/JOVEM PAN


Quando lula iz que "nunca foi esquerdista" e que "o mundo é do caminho do meio", ele está tentando transmitir a ideia de que sempre atuou de forma mais pragmática do que ideológica. Na prática, ele afirma que não se vê ligado a posições radicais de esquerda, defende negociações e acordos entre diferentes correntes políticas e acredita que governos funcionam melhor quando buscam equilíbrio entre políticas sociais e desenvolvimento econômico. A declaração também pode ser interpretada como um sinal de moderação para líderes internacionais e investidores.


A fala chama atenção porque Lula é fundador do Partido dos Trabalhadores, tradicionalmente identificado com a esquerda brasileira. Por isso, seus críticos argumentam que suas políticas e alianças ao longo da carreira o colocam claramente nesse campo político.


Em resumo, Lula não está dizendo que é de direita. O que ele procura transmitir é que se considera um político de conciliação, mais próximo do centro e do diálogo do que de posições ideológicas rígidas.


Lula diz a autoridades no G7 que nunca foi "esquerdista"


*Leia mais*: https://cnnbr.app/short/c1180692142/


*Pense bem, pense CNN*

 


*ECONOMIA*


*Finanças de Minas estão em ‘ruínas’ e estado é ‘frequentemente negligenciado’, diz The Economist* 


_O cenário, inclusive, representa um desafio ao próximo governador eleito em outubro que terá a missão de “cortar gastos drasticamente”, de acordo com a revista_



A revista britânica The Economist publicou uma análise sobre Minas Gerais classificando a situação fiscal do estado como preocupante e afirmando que o próximo governador terá o desafio de promover ajustes nas contas públicas.


Segundo a publicação, o elevado endividamento, os gastos previdenciários e a limitada capacidade de investimento colocam Minas diante de decisões difíceis nos próximos anos. A revista também destaca que o estado reúne características que refletem muitos dos desafios enfrentados pelo Brasil, como a necessidade de equilibrar as contas públicas, melhorar a infraestrutura e ampliar investimentos em desenvolvimento econômico.


O Governo de Minas, por sua vez, afirma que vem promovendo, desde 2019, uma reorganização fiscal que permitiu regularizar pagamentos, melhorar indicadores financeiros e recuperar gradualmente a capacidade de investimento.


Mais do que um diagnóstico sobre Minas Gerais, a análise da revista britânica levanta um debate importante sobre os rumos da economia, da gestão pública e das eleições de 2026, em um estado considerado historicamente decisivo para o cenário político nacional.


https://www.otempo.com.br/politica/2026/6/17/financas-de-minas-estao-em-ruinas-e-estado-e-frequentemente-negligenciado-diz-the-economist

Viatura da Polícia Militar capota em perseguição no Aglomerado da Serra

 *MINAS GERAIS*



Viatura da Polícia Militar capota em perseguição no Aglomerado da Serra


🤳🏽 Clique e leia mais: https://www.itatiaia.com.br/brasil/sudeste/mg/viatura-da-policia-militar-capota-em-perseguicao-no-aglomerado-da-serra/



Conheça a viatura da PM que lança drones e identifica foragidos em BH Protótipo híbrido da corporação já é usado em operações e consegue monitorar o entorno em 360 graus

 

 

Vídeo : https://www.instagram.com/reel/DZsKenItZ2P/?igsh=ZXluaWNuaDRudXVx

EM:Conheça a viatura da PM que lança drones e identifica foragidos em BH


Protótipo híbrido da corporação já é usado em operações e consegue monitorar o entorno em 360 graus.

Além dos carros de luxo apresentados durante as comemorações dos 251 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), um outro veículo chamou a atenção por causa da tecnologia embarcada. Trata-se de um BYD Song Plus adaptado para operações policiais e equipado com uma plataforma para pouso e decolagem de drones.O protótipo foi apresentado na última semana durante um evento realizado na Sala Minas Gerais, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Segundo o major Diego Romualdo, chefe da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural Institucional da PMMG, o veículo é atualmente a viatura mais tecnológica da corporação.

Avaliado em cerca de R$ 250 mil, o SUV híbrido, movido a eletricidade e combustível, possui autonomia aproximada de mil quilômetros e foi adaptado para funcionar como base móvel de apoio aéreo. Na parte superior do veículo foi instalada uma plataforma para pouso e decolagem de drones. Além disso, oito câmeras monitoram todo o entorno da viatura, oferecendo cobertura de 360 graus.De acordo com o major, o sistema permite identificar placas de veículos roubados, furtados ou com ordem de apreensão, além de auxiliar na localização de pessoas com mandados de prisão em aberto. “Essa é a viatura mais tecnológica que temos no momento”, afirmou.

Já é usada em operações

Diferentemente de outros veículos apresentados apenas como protótipos, o BYD já está em atividade. Segundo a PM, a viatura é empregada principalmente em grandes operações realizadas em Belo Horizonte, como a Cerco Fechado e a Presença que Protege.O veículo também é utilizado com frequência em ações no Aglomerado da Serra, dando suporte às aeronaves não tripuladas da corporação. “Sobe aeronave todo dia, não tripulada, que é o caso do drone, e a viatura está lá dando suporte para ela”, explicou o oficial.Além da tecnologia, a corporação destaca o aspecto econômico do veículo híbrido. Segundo o major, a adoção de tecnologias sustentáveis faz parte de uma tradição da PMMG que remonta ao início dos anos 1980.


@moacirtinocoaraujo


Hoje é dia de lembrar com respeito e orgulho da Turma CFSD 2002 do 18º Batalhão.


 Hoje é dia de lembrar com respeito e orgulho da Turma CFSD 2002 do 18º Batalhão.


São 24 anos de trajetória, marcados por compromisso, disciplina e dedicação à missão de servir e proteger. Cada ocorrência, cada escala, cada desafio enfrentado construiu não só uma carreira, mas uma história coletiva que merece reconhecimento.


Que este marco sirva também para reforçar a união da turma e valorizar tudo o que foi vivido ao longo desses anos. Parabéns a todos que seguem firmes nessa caminhada.


Abraço 


Renata Pimenta

terça-feira, 16 de junho de 2026

*58º BPM de Coronel Fabriciano realiza solenidade em comemoração ao Dia do Policial Militar Veterano*

 


*58º BPM de Coronel Fabriciano realiza solenidade em comemoração ao Dia do Policial Militar Veterano*


Na manhã desta segunda-feira, 16 de junho, foi realizada no 58º BPM uma emocionante solenidade em comemoração ao Dia do Policial Militar Veterano, denominada “Encontro com os Veteranos”, em homenagem àqueles que ajudaram a construir a história gloriosa da Polícia Militar de Minas Gerais, instituição que, neste ano, celebra 251 anos de existência.


Em um ambiente marcado por reencontros, histórias, homenagens e gratidão, a solenidade foi presidida pelo anfitrião, Major Castro, Comandante do 58º BPM, e contou com a presença dos prefeitos de Timóteo, Capitão Vitor Prado, e de Jaguaraçu, Tenente-Coronel Masseno; dos ex-comandantes do 58º BPM, Coronel Luiz Magalhães e Coronel Fabrício, além de veteranos de toda a região do Vale do Aço.


O evento reuniu 176 militares veteranos, pensionistas e familiares, reafirmando os laços que unem diferentes gerações da Polícia Militar.

 

É inexplicável para estudiosos das técnicas de comunicação de pré-campanhas e para os estatísticos versados em pesquisas eleitorais, a situação encontrada nos números divulgados pelos institutos de pesquisa, nos últimos dias. Referem-se esses estudiosos às pretensões de Romeu Zema e de Mateus Simões, especialmente.

As discussões de um grupo com formação na formulação de estratégias eleitorais estão focadas nas razões sobre a resistência do eleitorado nacional, no caso avaliando a pré-campanha de Romeu Zema, e do eleitorado mineiro, neste caso limitados aos números de Mateus Simões, para diagnosticar tamanha resistência das duas classes de eleitores aos dois nomes.

Sobre Romeu Zema, o grupo incorporou um agricultor do norte de Minas, bananicultor, para saber se tal resistência poderia estar ligada à forma como a fruta foi tratada pelo candidato em uma de suas peças de pré-campanha. Não foi e para o bananicultor, nada havia a acrescentar ao estudo. O problema, sugerem, está no vazio de ideias

Fechando a análise sobre a preferência do eleitorado mineiro em torno de seus mais expressivos nomes como candidatos nas próximas eleições, por incrível que possa parecer, os mesmos grupos foram unânimes em se manifestarem sobre Mateus Simões; eles disseram que o melhor, nesse momento, talvez fosse o governador rever sua ideia de se candidatar à reeleição, desistir com elegância, embora isso lhe seja difícil, e se colocar 100% dedicado à gestão do Estado, que vem acumulando problemas que agravam ainda mais a penosa situação de vários setores de sua administração, especialmente da sua segurança pública, da educação e, mais criticamente, da saúde, em todos os quadrantes do Estado.

Todos foram uníssonos na recomendação de que Mateus começasse a trabalhar em prol do Estado, para tentar salvar uma condição que, após 1º de janeiro de 2026, lhe possibilite andar nas ruas de Minas sem a necessidade de seguranças.

Ainda há tempo, na avaliação destes estudiosos, para atenuar essa situação de falência absoluta do Estado de Minas Gerais. Fica a sugestão que, aliás, já está exteriorizada nos números das pesquisas que vêm sendo divulgadas sucessivamente sobre seu governo. “O pior cego é o que não quer ver”, disseram.



Marqueteiros e estatísticos se veem desafiados (parte II)

por


Luiz Tito

Publicado em 15/06/2026

às 21:50


Sobre Mateus Simões, um psicólogo falou da naturalidade, simpatia e espontaneidade do atual governador e tais posturas, que bem avaliadas, tiveram considerável peso nos percentuais mostrados pelos mais diversos institutos sobre a preferência medida do eleitorado mineiro.


No plano federal, nas candidaturas à Presidência da República, os índices avaliados sobre Romeu Zema ainda não haviam refletido as últimas mensagens do ex-governador sobre o pré-candidato Flávio Bolsonaro que levaram o seu partido, o Novo, a criar caminhos distintos dos de Zema para que a legenda consiga manter relações amistosas com o PL em todo país, necessárias à afirmação de acordos regionais.


Além de Eduardo Bolsonaro, que se mostrou um pouco irritado com o Partido Novo e com seu maior nome, Romeu Zema, apenas o pré-candidato do Mobiliza, Cabo Dasciolo, foi ouvido pela imprensa nacional; cabo Dasciolo, limitou-se a dizer que não comentaria as posições que vêm sendo externadas por Romeu Zema, porque seu concorrente tem o dobro da preferência do eleitorado ouvido do que a dele, na disputa que ambos enfrentam: Zema tem 2% e ele, Dasciol


o, apenas 1




Queremos novas unidades dos Colégios Tiradentes, mas não à custa do fechamento ou da descaracterização de escolas estaduais já em funcionamento.

  Queremos novas unidades dos Colégios Tiradentes, mas não à custa do fechamento ou da descaracterização de escolas estaduais já em funciona...