Muito mais moderno, funcional, confortável, esse pode ser chamado de fardamento bonito.
Agradecemos aos mais de 14 mil policiais militares que participaram da pesquisa sobre a modernização do fardamento. Os resultados foram considerados em nosso planejamento e embasam a atual etapa de testes e pesquisas de qualidade, que buscam atender, da melhor forma, às necessidades da tropa.
Além da pesquisa, todas as manifestações recebidas pelo canal Fale com o Comando também estão sendo analisadas. Entre elas, destacam-se:
Combat Shirt: já incluído nos testes, de uso facultativo para aqueles que optarem por utilizá-lo. Ressalta-se que é uma peça de custo mais elevado devido aos materiais empregados;
Uso do boné: também em caráter facultativo, como alternativa à boina;
Fivela de polímero no cinturão: em estudo quanto à viabilidade e ao custo-benefício;
Atualização do tecido: com foco em materiais mais modernos, leves e confortáveis;
Ajuste no bombacho da calça: visando maior conforto e mobilidade operacional.
Esses pontos demonstram que a modernização do fardamento é um processo contínuo, baseado na escuta da tropa, em argumentos técnicos e científicos, e sempre considerando o melhor equilíbrio entre qualidade, funcionalidade e custo.
Também estão em andamento alterações no escudo, com o objetivo de potencializar a marca institucional da PMMG. Essas mudanças resultam de estudos técnicos, cujos detalhes serão divulgados nos próximos dias.
Reiteramos nosso agradecimento à participação dos militares e destacamos que os trabalhos de atualização do fardamento permanecem em fase de testes. O processo de deliberação final levará em consideração os critérios técnicos apresentados nos estudos, as manifestações recebidas e a análise de custo-benefício, assegurando que a decisão represente o melhor para a tropa e para a PMMG, mantendo a Instituição como referência nacional.