domingo, 26 de outubro de 2025

 


Presidente da Câmara de BH é acusado de agredir policial durante confusão

Uma abordagem policial a um homem com sinais de embriaguez terminou em confusão na noite de sábado (25), no bairro Itapoã, Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O episódio envolveu o presidente da Câmara Municipal, vereador Juliano Lopes (Podemos), e resultou em dois Boletins de Ocorrência.

Segundo o registro policial, militares do 13º BPM abordaram um motorista que se recusou a fazer o teste do bafômetro. Após a liberação do veículo para outro condutor habilitado, Washington Luiz Leite Lana, de 33 anos, assessor jurídico parlamentar e amigo do motorista, teria se identificado como advogado público e passado a contestar a ação dos policiais, afirmando que entraria em contato com o comandante do batalhão.

Durante a discussão, Washington teria desacatado um dos sargentos, dizendo “então faz, seu b***”, e recebeu voz de prisão. Ele tentou se refugiar em um condomínio, mas os policiais o seguiram até o hall de entrada, onde participantes de uma festa de aniversário interferiram na ocorrência, gerando tumulto.

O BO relata que Washington resistiu à prisão, chegando a prender o braço de um tenente em um portão e quebrar o relógio do militar. Nesse momento, o vereador Juliano Lopes teria interferido, empurrado um dos sargentos e desferido dois socos em seu rosto, gritando “não vai prender”. O militar reagiu com um chute na virilha do parlamentar, que acabou recebendo voz de prisão por agressão.

Em depoimento, Juliano Lopes negou as agressões e afirmou que apenas tentava conter o que considerou uma ação truculenta dos policiais. Ele disse ter sido atingido por uma joelhada e se apresentou como vítima, registrando um segundo boletim em que classificou a acusação como “leviana e mentirosa”. O vereador declarou que as imagens das câmeras de segurança do prédio comprovarão sua versão.

A assessoria do parlamentar informou que está apurando os fatos e tomando as providências cabíveis antes de emitir posicionamento. O caso será investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

FORÇA & HONRA – Artigos Policiais

  FORÇA & HONRA – Artigos Policiais 📍 Pirapora - MG Rua Coronel Quintino Vargas, nº 283 – Centro CEP 39270-084 🛍️ Site de comércio ele...