quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Aliquota do IPSM

A decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) determinou mudanças significativas nas contribuições ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM). As alterações entram em vigor a partir de dezembro de 2024 e incluem os seguintes pontos:


1. Pensionistas:

Foram isentos de qualquer contribuição previdenciária, eliminando os descontos que anteriormente incidiam sobre seus benefícios.



2. Veteranos (Inativos):

A alíquota de contribuição foi reduzida de 10,5% para 8%, conforme estabelece a Lei Estadual nº 10.366/1990.



3. Militares Ativos:

A alíquota de contribuição foi ajustada para 11,5%, sendo 8% destinados ao custeio de aposentadorias e pensões e 3,5% para assistência à saúde.




Além disso, o governo estadual retomará a contribuição patronal de 16% ao IPSM, em conformidade com a legislação estadual vigente, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira do instituto. Está previsto, ainda, um aporte de R$ 2 bilhões em 2025, como parte do pagamento da dívida do Estado com o IPSM.


Essas alterações representam o retorno às normas estaduais, após as mudanças promovidas pela Lei Federal nº 13.954/2019. A medida busca reforçar os direitos previdenciários dos militares estaduais, pensionistas e veteranos, assegurando maior equilíbrio financeiro ao sistema.

⚠️A decisão não obriga o IPSM a restituir os valores cobrados indevidamente.



Equipe Blog da Renata Pimenta 


  Policial Militar de folga salva moradores em incêndio em Santa Luzia Um incêndio em um apartamento na Avenida Venâncio Pereira dos Santos...