terça-feira, 13 de maio de 2025

Por que Minas dá tanto somente para alguns? Renúncias fiscais bilionárias seguem sem transparência enquanto faltam recursos para as necessidades básicas de Minas Gerais

 

Por que Minas dá tanto somente para alguns?

Renúncias fiscais bilionárias seguem sem transparência enquanto faltam recursos para as necessidades básicas de Minas Gerais

por

Agência Minas/DIvulgação
Cidade Administrativa, sede do governo mineiro

Temos falado com frequência sobre a generosidade do Governo do Estado ao conceder benefícios a empresas que atuam em Minas Gerais, favorecidas por renúncias fiscais promovidas pela atual gestão.

Tais renúncias retiram do orçamento mineiro uma soma próxima de R$ 22 bilhões por ano.

Não há, até o momento, informações públicas que esclareçam o impacto dessas renúncias na geração de empregos, na atração de novos negócios ou em outros benefícios concretos que justifiquem tais medidas.

É certo que essas vantagens devem existir, mas os valores envolvidos fazem uma falta imensa ao caixa do Estado.

Infelizmente, nossos parlamentares da oposição não conseguem promover um debate efetivo sobre o tema. Alguém já avaliou, em números, o que se poderia realizar em Minas com essa quantia?

Afinal, são R$ 22 bilhões por ano.

O governo evita divulgar esses dados, temendo uma guerra fiscal motivada pela cobiça de outros Estados.

Mas por que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) não busca essa informação por vias judiciais? Ou o Tribunal de Contas?

Por que o uso do dinheiro público precisa ser tratado com tanto segredo?