otempo
ELEIÇÕES 2026 - Com as articulações para as eleições de 2026 já em curso, o PL de Minas Gerais terá que tomar uma decisão sobre quem lançará como candidato ao cargo de senador. Até então, pelo menos três nomes estão no páreo para a disputa: os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini, e o deputado estadual Cristiano Caporezzo. Entretanto, apenas um deve ser escolhido. O partido não pretende concorrer às duas vagas que estarão livres para Minas Gerais no pleito.
Nos bastidores da legenda, uma ala defende Caporezzo, enquanto outra diz não haver favoritismos. Dos três, Biondini é o mais categórico sobre os planos para 2026. Se não for escolhido pelo PL para concorrer ao cargo, ele cogita deixar o partido. Nos bastidores, Biondini é enfático sobre o próprio futuro político e o Senado à vista é sua grande prioridade. O parlamentar foi questionado sobre isso durante o programa Café com Política, exibido no dia 28 de abril. Ele nega a informação de que pretende deixar o PL, mas reforça que espera que a legenda chegue a um consenso em torno de seu nome.
Caporezzo, por sua vez, oficialmente é pré-candidato ao cargo de deputado federal. A ideia é que ele faça uma troca com o deputado federal Junio Amaral (PL), que concorrerá à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Apesar do acordo com Amaral, Caporezzo se mantém à disposição para concorrer ao Senado. O parlamentar defende que essa decisão parta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na contramão, outra ala não vê favoritismos. Pelo contrário, Domingos Sávio estaria com mais vantagem em relação a Caporezzo, principalmente diante da relação que mantém com os filiados estaduais, os prefeitos mineiros e o empresariado. Conforme interlocutores, a escolha do candidato ocorrerá considerando o contexto político como um todo, porém, uma possível indicação de Bolsonaro teria mais peso na corrida.
📲 Leia a reportagem completa no link na bio e outros conteúdos nos stories
📸 Daniel de Cerqueira e Joao Godinho/O Tempo / Vinicius Loures/Câmara dos Deputados