O sistema 'Valores a Receber', que possibilita a consulta de dinheiro esquecido em bancos, voltou a funcionar nesta terça-feira (28), às 10h, após quase um ano de paralisação. Caso tenha algo a receber, o cidadão poderá solicitar a devolução do dinheiro a partir de 7 de março. A segunda fase terá cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas.

Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência, é necessário ter a Conta gov.br nível prata ou ouro. O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber.

Ao entrar no site, você deverá informar o CPF e data de nascimento, para consulta de contas de pessoas físicas, ou o CNPJ e a data de criação da empresa, para consulta de dinheiro esquecido em contas empresariais. Depois de informar os dados e clicar em consultar, o sistema informará se você tem ou não dinheiro "esquecido" em alguma conta bancária.

A paralisação dos servidores do banco em 2022 prejudicou o cronograma de desenvolvimento das melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR). Com isso, o prazo de retorno do SVR, inicialmente previsto para 2 de maio, foi adiado.

Quais são os valores esquecidos?

  • Contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  • Tarifas cobradas indevidamente;
  • Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Fique atento para não cair em golpes!

Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Ninguém deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

O Banco Central reforça que não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.

Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode entrar em contato com você e ela nunca vai pedir sua senha.

Para sua segurança, nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram