domingo, 26 de fevereiro de 2023

Forças Armadas – Preferência para menores infratores na seleção para o serviço militar

 

Forças Armadas – Preferência para menores infratores na seleção para o serviço militar

Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 557/19. Alterando diretamente a lei que dispõe sobre processo seletivo para ingresso de jovens nas Forças Armadas, o projeto prevê que jovens vivendo em instituições de acolhimento familiar ou institucional tenham prioridade no processo seletivo para o serviço militar obrigatório na Marinha, Exército e Aeronáutica.

Atualmente, a seleção para as Forças Armadas tem três etapas: alistamento (no ano em que o jovem completa 18 anos de idade), seleção e incorporação. Pela proposta, a preferência pelos jovens egressos de abrigos será complementar a critérios definidos previamente pelo Exército, pela Marinha ou pela Aeronáutica.

onte: Agência Câmara de Notícias

“Há um vazio no sistema de proteção social no que se refere à pessoa egressa de instituições de acolhimento”, avaliou o autor da proposta, senador Eduardo Girão (Pode-CE). “Após completar 18 anos, não há instrumento que permita ao jovem transitar da situação de tutela para o livre exercício da vida adulta”, disse o parlamentar. A possível polêmica se origina da premissa que todo jovem que está em situação de acolhimento em instituições é um atual e futuro infrator, o que poderia corromper as fileiras das forças armadas, mas isso náo é uma verdade absoluta, pois o acolhimento é reservado para jovens em situação de risco social, que pode ser desde abandono parental até ameaça de violência doméstica.

Em todo caso a iniciativa pode sim, ao invés de contaminar os quartéis, alavancar a vida social de meninos sem quaisquer perspectivas de futuro.

Fonte inicial: Agência Câmara de Notícias

Por MRC Revista Sociedade Militar


Sargento Roger Dias, morto por preso em ‘saidinha’, será homenageado com a Medalha da Inconfidência

  Política Sargento Roger Dias, morto por preso em ‘saidinha’, será homenageado com a Medalha da Inconfidência Policial militar será homenag...